Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Câmara aprova, em 2º turno, PEC que estende prazo para estados e municípios quitarem precatórios

0

Por Fernanda Calgaro, G1, Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (6), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estende de 2020 para 2024 o prazo para estados e municípios quitarem os precatórios.

Precatórios são débitos do poder público com cidadãos ou empresas por terem perdido processo judicial) em atraso.

A PEC foi aprovada, em primeiro turno, na semana passada. Por se tratar de uma PEC, precisou ser votada novamente. Agora, o texto seguirá para votação em dois turnos no Senado.

No ano passado, o Congresso aprovou o regime especial para estados e municípios pagarem os precatórios em atraso até 25 de março de 2015. Ficou definido, à época, que as dívidas deveriam ser quitadas até 31 de dezembro de 2020.

Na ocasião, também ficou estabelecido que, além dos recursos orçamentários, poderiam ser usados para o pagamento até 75% dos depósitos judiciais em que o ente fosse parte e até 20% dos demais depósitos da localidade.

Entenda a PEC

A PEC muda o prazo para 31 de dezembro de 2024 e mantém os 75% em relação aos depósitos judiciais, mas eleva em até 30% o percentual dos demais depósitos judiciais sob a jurisdição do respectivo Tribunal de Justiça, mediante a instituição de fundo garantidor remunerado pela Selic.

Outra mudança prevê que os precatórios em atraso atualizados pelo IPCA-E e remunerados por juros simples, equivalentes aos da caderneta de poupança.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário