Ciro Gomes defende ampliação da defensoria pública

0

Por G1 — Brasília


Candidato do PDT, Ciro Gomes, fez campanha em São Paulo

Candidato do PDT, Ciro Gomes, fez campanha em São Paulo

O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, defendeu neste sábado (29) a ampliação da defensoria pública, após encontro com profissionais da classe em São Paulo. Disse ser preciso aumentar o serviço sobretudo nos estados e não somente nos tribunais superiores de Brasília.

“Não existe justiça sem advogados e advogado custa caro e o pobre não tem direito à justiça se não for à defensoria pública”, afirmou o candidato.

Ciro Gomes disse que os defensores fazem um “notável trabalho” e ressaltou a importância da defensoria para garantir às mulheres pobres divorciadas o pagamento de pensão alimentícia para os filhos.

“O advogado é um profissional caro, de maneira que se você não fizer o defensor público chegar até a ponta da cidadania, não haverá defesa penal, não haverá defesa dos direitos difusos, as mulheres pagarão caro porque não vão ter postulação nem sequer de alimentos ou de pensão alimentícia”, afirmou.

Ele também ressaltou o trabalho de defensores para garantir atendimento na saúde – o órgão costuma fazer atendimentos para obrigar o SUS a fornecer remédios ou tratamentos caros por meio de ações judiciais. “Imagina a tragédia que é, por exemplo, a negação da saúde em várias dimensões. Tudo isso é a defensoria pública que protege e define”, disse Ciro Gomes.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário