Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Copa do Aço: placas da CSP ,em São Gonçalo do Amarante, no mercado mundial

0

Nove países que participaram, ou ainda estão participando, da Copa do Mundo da Rússia 2018 são compradores das placas de aço da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), em São Gonçalo do Amarante. Nesse contexto, confira os cinco países que são potência no futebol e também potência no mercado do aço. O conteúdo faz parte da série Copa do Aço, veiculado no nosso site (cspecem.com), no facebook.com/cspceara e também no CSP Podcast (soundcloud.com/cspecem).

O maior comprador das placas de aço da CSP é o México. O país chegou com força na Copa de 2018 vencendo a toda poderosa Alemanha, que já está fora do mundial. Apesar de ter sido eliminado da Copa pelo Brasil, o México é um grande player do mercado do aço. Para se ter uma ideia, de agosto de 2016 a junho de 2018, 874.084 toneladas (t) de placas de aço já foram vendidas pela siderúrgica ao país.

 

Na sequência dos países que são clientes da CSP e também estiveram na Copa vem a Coreia do Sul, origem de dois dos investidores da empresa: Dongkuk e Posco. Para a Coreia do Sul, foram exportadas 328.424 t de placas de aço. Os coreanos não passaram da primeira fase, mas desclassificaram a Alemanha.

 

O Brasil também é um importante comprador de placas da siderúrgica. Não se trata de exportação, mas a CSP, por estar em uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), pode vender até 20% do seu faturamento para o mercado interno. Até junho, foram 282.996 t de placas de aço. A Inglaterra vem na sequência entre os países que estão na Copa e são clientes da CSP. Para lá, foram exportadas 99.706 t de placas de aço.

 

Apesar de ter saído precocemente do mundial, a atual campeã Alemanha também marca um golaço no mercado e também é cliente da CSP. Coladinha com a Inglaterra, comprou 71.154 t de placas de aço.

 

Os outros países que estão, ou estiveram, na Copa da Rússia e são clientes da CSP são Marrocos, Argentina, Bélgica e França. Para a seleção brasileira, resta torcer para passar por Bélgica, além de, talvez, França e, talvez, Inglaterra, numa possível final.

Compartilhe

Deixe um comentário