Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Crianças refugiadas veem mar pela primeira vez no Brasil

0

Um grupo de crianças, filhas de refugiados africanos que vivem no Brasil, viu o mar pela primeira vez na vida.

Foi durante um passeio à praia de Copacabana, realizado pela PARES Cáritas RJ, ONG ligada à Igreja Católica, em parceria com a UERJ, onde os pais fazem curso de português gratuitamente (assista ao vídeo).

O momento em que as crianças brincam e entram na água foi gravado em vídeo pelos organizadores.

“Eram, ao todo, 20 crianças acompanhadas de seus pais. Muitos nunca tinham visto o mar na vida. Foi uma experiência única e muito emocionante”, conta à BBC Brasil Domenique Sendra, coordenadora pedagógica da ONG, ligada à Igreja Católica, e organizadora do passeio.

Segundo Sendra, os refugiados vieram de países africanos como Costa do Marfim, Serra Leoa e Guiné, “mas principalmente República Democrática do Congo” há menos de dois anos.

Fugindo de conflitos e perseguições, muitos deles ainda aguardam, contudo, a concessão do refúgio pela Justiça brasileira.

Enquanto a decisão não chega – a decisão pode levar até dois anos, eles aprendem português por meio de um convênio com a UERJ e podem, inclusive, trabalhar.

Crianças refugiadas na Praia de Copacabana (Foto: Reprodução/BBC Brasil) Crianças refugiadas na Praia de Copacabana (Foto: Reprodução/BBC Brasil)

Crianças refugiadas na Praia de Copacabana (Foto: Reprodução/BBC Brasil)

A lei brasileira garante aos solicitantes de refúgio os mesmos direitos do estrangeiro permanente no país.

De posse do protocolo de solicitação de refúgio, eles podem ser atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e frequentar escolas públicas.

Sendra lembra que, embora naturais de países muito pobres, os refugiados também ficaram impressionados com a desigualdade no Rio. A maioria mora em comunidades pobres na Baixada Fluminense, na Região Metropolitana do Rio.

“Eles comentaram como é diferente viver no subúrbio e aqui na Zona Sul”, diz.

“Todos gostaram tanto do passeio que não pararam de perguntar quando vamos voltar”, acrescenta.

Menino refugiado brinca na areia de Copacabana (Foto: Reprodução/BBC Brasil) Menino refugiado brinca na areia de Copacabana (Foto: Reprodução/BBC Brasil)

Menino refugiado brinca na areia de Copacabana (Foto: Reprodução/BBC Brasil)

Compartilhe

Deixe um comentário