Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Dia #7 da Copa: Portugal e Espanha em busca da 1ª vitória, e segunda chance para Suárez

0

O jogão entre as seleções espanhola e portuguesa foi uma das atrações da rodada de estreia da Copa do Mundo. O empate em 3 a 3 teve atuação de gala de Cristiano Ronaldo, autor de um hat-trick na partida, e de Diego Costa, que balançou a rede duas vezes. Agora, as duas equipes enfrentam times com nível técnico inferior, o que foi constatado no confronto entre eles. A vitória por 1 a 0 do Irã saiu no fim, em um gol contra de Bouhaddouz, do Marrocos.

A partida de abertura desta quarta-feira já tem tapete vermelho estendido porque o melhor do mundo está entre os prováveis titulares de Portugal para encarar Marrocos, no Olímpico Lujniki, em Moscou. O jogo do grupo B marcado para às 9h pode servir para a estrela do Real Madrid se isolar na artilharia da competição, já que foi alcançado por Cheryshev nesta terça-feira, na vitória dos russos sobre a seleção egípicia por 3 a 1.

Em seguida, o Uruguai encara a Arábia Saudita para não deixar a Anfitriã disparar na liderança do grupo A. E, apesar das chances desperdiçadas contra o Egito, Luis Suárez pode, enfim, retomar o caminho do gol. Em seu rumo, terá a frente a frágil equipe da Arábia Saudita, que fez uma partida para se esquecer na última quinta-feira. O confronto no Rostov está marcado para às 12h.

Um dos artilheiros da Espanha nas eliminatórias, David Silva é uma das opções ofensivas da seleção (Foto: Hannah McKay/Reuters) Um dos artilheiros da Espanha nas eliminatórias, David Silva é uma das opções ofensivas da seleção (Foto: Hannah McKay/Reuters)

Um dos artilheiros da Espanha nas eliminatórias, David Silva é uma das opções ofensivas da seleção (Foto: Hannah McKay/Reuters)

Para fechar a quarta-feira de Copa, os “super-homens” espanhóis têm o desafio de bater o Irã, líder de momento do grupo B. O duelo na Arena Kazan, às 15h, põe frente a frente o jogo ofensivo espanhol, marcado pela posse de bola sob a tutela de Iniesta, Isco e David Silva, com a sólida defesa do Irã, que sofreu apenas cinco gols nas eliminatórias.

Todos os três jogos terão transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GloboEsporte.com, com acompanhamento em Tempo Real.

Portugal x Marrocos
2ª rodada do Grupo B
9h – Estádio do Olímpico Lujniki – Moscou

CR7 + 10. Na última entrevista coletiva antes da partida contra Marrocos, o técnico Fernando Santos preferiu não revelar o time titular e a escalação ainda é um mistério entre os jornalistas. Isso porque dois jogadores podem perder o posto entre os onze iniciais: Gonçalo Guedes e Bruno Fernandes. O atacante teve atuação apagada contra a Espanha e deu lugar a André Silva, que pode assumir seu lugar no time. André ganha vantagem por formar uma parceria artilheira com Cristiano. Juntos marcaram 31 gols. Já Bruno Fernandes pode perder a vaga para João Mário.

André Silva e Cristiano Ronaldo formam dupla artilheira de respeito na seleção portuguesa (Foto: Carlos Barria/Reuters) André Silva e Cristiano Ronaldo formam dupla artilheira de respeito na seleção portuguesa (Foto: Carlos Barria/Reuters)

André Silva e Cristiano Ronaldo formam dupla artilheira de respeito na seleção portuguesa (Foto: Carlos Barria/Reuters)

Com a presença do melhor do mundo em campo, o treinador adversário já jogou as fichas para parar o craque. Para Hervé Renard, Cristiano Ronaldo sempre vai conseguir achar uma saída e não há muitas estratégias para conseguir parar o português. Apesar de precisar vencer para continuar vivo na disputa para a próxima fase, Marrocos não deve ter quatro jogadores para a partida. Nordin Amrabat, Nabil Dirar, Hamza Mendyl e Marouane Da Costa ainda não reúnem condições físicas e provavelmente estão fora no embate em Moscou.

Na história, Marrocos e Portugal se enfrentaram na fase de grupos da Copa do Mundo de 1986, no México. Na ocasião, o time africano empatou sem gols contra Polônia e Englaterra, e bateu Portugal por 3 a 1, em Guadalajara. Marrocos se classificou para as oitavas de final, e Portugal acabou eliminado em último.

Transmissão: TV Globo e GloboEsporte.com (com Cleber Machado e Junior) e SporTV (com Jader Rocha e Paulo Cesar Vasconcellos). O site faz acompanhamento em Tempo Real.

Prováveis escalações:

  • Portugal: Rui Patrício; Cédric, Pepe, José Fonte e Raphael Guerreiro; William Carvalho, João Moutinho, João Mário (Bruno Fernandes) e Bernardo Silva; André Silva e Cristiano Ronaldo.
    Técnico: Fernando Santos
    Desfalques: Nenhum
  • Marrocos: Monir El Kajoui; Noureddine Amrabat, Mehdi Benatia, Roman Saiss e Achraf Hakimi; Karim El Ahmadi, Mbark Boussoufa, Hakim Ziyach e Younes Belhanda; Faycal Fajr e Ayoub El Kaabi (Khalid Boutaib).
    Técnico: Hervé Renard
    Desfalques: Noureddine Amrabat (lesionado). Nabil Dirar, Hamza Mendyl e Marouane Da Costa são dúvidas.

Arbitragem:

  • Árbitro principal: Mark Geiger (EUA)
  • Assistentes: Joe Fletcher (CAN) e Frank Anderson (EUA)
  • Quarto árbitro: Sergey Karasev (RUS)

Uruguai x Arábia Saudita
2ª rodada do Grupo A
12h – Estádio Rostov – Rostov-on-Don

Dois dos atacantes mais badalados da Copa do Mundo estarão em campo nesta quinta-feira com a camisa do Uruguai. Após um zagueiro garantir a vitória da Celeste na estreia, a expectativa pela atuação de Cavani e Luis Suárez diante da Arábia Saudita é alta. Principalmente porque o camisa 9 vai completar 100 jogos pela seleção sul-americana – é o sexto jogador uruguaio a completar tal marca.

Luis Suarez vai chegar a marca de 100 jogos pela seleção e tem chance de redenção diante da Arábia Saudita (Foto: REUTERS/Jason Cairnduff) Luis Suarez vai chegar a marca de 100 jogos pela seleção e tem chance de redenção diante da Arábia Saudita (Foto: REUTERS/Jason Cairnduff)

Luis Suarez vai chegar a marca de 100 jogos pela seleção e tem chance de redenção diante da Arábia Saudita (Foto: REUTERS/Jason Cairnduff)

– Nesses 100 jogos, Suárez foi um jogador determinante nas poucas coisas que conseguimos – afirma o técnico Óscar Tabárez.

Do outro lado, a Arábia Saudita garante não estar fora da briga após perder por 5 a 0 na abertura do Mundial. Pelo contrário, a seleção do Oriente Médio se diz ainda mais motivada e quer mostrar ao mundo que pode ser competitiva. A palavra de ordem é mudar a imagem transmitida na partida inicial.

– Nós temos outras prioridades além de ganhar. Temos que recuperar, mostrar nossa capacidade competitiva – diz o treinador Juan Antonio Pizzi.

A última vez que as duas seleções se enfrentaram foi em um amistoso em outubro de 2014. A partida, no Estádio Rei Abdullah, na cidade de Jeddah, na Arábia Saudita, terminou empatada por 1 a 1.

Transmissão: TV Globo e GloboEsporte.com (com Gustavo Villani e Bob Faria) e SporTV (com Julio Oliveira e Raphael Rezende). O site faz acompanhamento em Tempo Real.

Prováveis escalações:

  • Uruguai: Fernando Muslera; Guillermo Varela, Jose Maria Gimenez, Diego Godin, Martin Caceres; Nahitan Nandez, Matias Vecino, Rodrigo Bentancur, Cristian Rodriguez; Luis Suárez, Edinson Cavani.
    Técnico: Óscar Tabárez
    Desfalques: Nenhum
  • Arábia Saudita: Mohammed Alowais; Mohammed Alburayk, Osama Hawsawi, Ali Albulayhi, Yasser Alshahrani; Salem Aldawsari, Abdullah Otayf, Salman Alfaraj, Taiseer Aljassam, Yahia Alshehri; Fahad Almuwallad.
    Técnico: Juan Antonio Pizzi
    Desfalques: Nenhum

Arbitragem:

  • Árbitro principal: Clement Turpin (FRA)
  • Assistentes: Nicolas Danos (FRA) e Cyril Gringore (FRA)
  • Quarto árbitro: John Pitti (PAN)

Irã x Espanha
2ª rodada do Grupo B
15h – Arena Kazan – Kazan

A Espanha chega para encarar o Irã com a incrível marca de 64 gols marcados, desde o fim da Euro em 2016, e espera manter o excelente retrospecto ofensivo para ainda sonhar com uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. Invicta há 21 jogos, com 14 triunfos e sete empates, os espanhóis terão um adversário que tem como forte o sistema defensivo. Após empatar na estreia contra de Portugal, os campeões do mundo em 2010 precisam dos três pontos e contam com a boa fase de Diego Costa, confirmado no ataque.

A única possível mudança dos 11 que enfrentaram os portugueses é a entrada de Carvajal, no lugar de Nacho, na lateral-direita. Quem está confirmado entre os titulares é o goleiro David Gea. A imprensa espanhola pegou no pé do jogador após o frango em finalização de Cristiano Ronaldo, mas Fernando Hierro garantiu o arqueiro no time principal.

Carvajal participa do treino da Espanha e pode ser novidade na lateral direita (Foto: RFEF/Carmelo Rubio) Carvajal participa do treino da Espanha e pode ser novidade na lateral direita (Foto: RFEF/Carmelo Rubio)

Carvajal participa do treino da Espanha e pode ser novidade na lateral direita (Foto: RFEF/Carmelo Rubio)

Com apenas cinco gols sofridos nas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo, o Irã se notabilizou por uma defesa muito sólida, sob o comando do português Carlos Queiroz. A equipe, que ficou 12 jogos sem ser vazada, tem a esperança de manter um bom retrospecto e parar o ataque espanhol. Depois da vitória na estreia diante de Marrocos, os iranianos são líderes do grupo B, com três pontos, e um empate é visto com bons olhos. Caso não perca, a seleção asiática pode chegar na última rodada da fase de grupos bem perto da vaga inédita para as oitavas de final. Para o confronto, o treinador tem apenas um problema. O zegueiro Roozbeh Cheshmi se machucou no treino de segunda-feira e está fora da partida.

Transmissão: TV Globo e GloboEsporte.com (com Luis Roberto e Roger Flores) e SporTV (com Luiz Carlos Jr. Lédio Carmona e Ricardinho). O site faz acompanhamento em Tempo Real.

Prováveis escalações:

  • Irã: Ali Beiranvand, Rezaelan, Hosseini e Pouraliganji; Ebrahimi, Hajisafi, Ansarifard e Shojaei; Jahanbakhsh, Azmoun e Amiri.
    Técnico: Carlos Queiroz
    Desfalques: Roozbeh Cheshmi (lesionado)
  • Espanha: De Gea, Nacho (Carvajal), Piqué, Sergio Ramos e Jordi Alba; Busquets, Koke, Iniesta, Isco e David Silva; Diego Costa.
    Técnico: Fernando Hierro
    Desfalques: Nenhum

Arbitragem:

  • Árbitro principal: Andrés Cunha (URU)
  • Assistentes: Nicolás Taran (URU) e Mauricio Espinosa (URU)
  • Quarto árbitro: Julio Bascuñán (CHI)

G1

Compartilhe

Deixe um comentário