Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Espanha e Portugal se preparam para a chegada do furacão Leslie, o mais forte em 76 anos

0

O furacão Leslie deve atingir a Península Ibérica, onde estão Espanha e Portugal, na noite deste sábado (13) – o mais poderoso a atingir a região desde 1942, segundo autoridades locais. A tempestade carrega fortes ventos e chuvas dias depois de enchentes mortais na ilha espanhola de Mallorca.

O furacão deve chegar às proximidades da capital portuguesa, Lisboa, antes de se locomover pela península, com ventos de até 100 km/h, disse o serviço estatal de clima da Espanha. Há, porém, a possibilidade de os ventos ultrapassarem a máxima histórica de 190km/h. Antes, Leslie passou pela ilha da Madeira, no Atlântico.

Em Portugal, 13 dos 18 distritos estão em alerta vermelho, o mais intenso da escala. Por isso, as autoridades pediram que a população se afastasse das zonas costeiras e que evitasse sair de casas.

Na Espanha, os serviços de emergência alertaram para a possibilidade de enchentes instantâneas e pediram para que os motoristas fiquem vigilantes em casos de fortes ventos. Tempestades separadas no norte e no leste da Espanha significam que fortes chuvas são esperadas ao redor de boa parte do país no domingo.

Depressão pós-tropical

Ainda um furacão categoria 1, Leslie deve enfraquecer levemente à medida que se move para o leste neste sábado, disse o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). Há a expectativa de que a tempestade passe a ser classificada como depressão pós-tropical já ao atingir a costa europeia. Até segunda-feira, Leslie deve se dissipar.

G1
Compartilhe

Deixe um comentário