Festa de Nossa Senhora Aparecida reúne 80 mil na Esplanada dos Ministérios

0
Fiéis se reúnem na Esplanada para celebrar Nossa Senhora Aparecida

Fiéis se reúnem na Esplanada para celebrar Nossa Senhora Aparecida

Nem mesmo o sol forte desta quinta-feira (12) afastou os fieis de homenagearem Nossa Senhora Aparecida. Cerca de 80 mil pessoas passaram pela Esplanada dos Ministérios ao longo do dia para prestigiar a festa. O evento teve início às 8h. Por volta das 18h, o público estimado era de 50 mil.

Durante a manhã, a programação foi voltada para as crianças. A missa para os pequenos teve a apresentação da Coroação de Nossa Senhora. Logo após a celebração, as crianças se divertiram com brinquedos infláveis, festival de sorvete e sorteio de brindes.

Missa solene em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, na Esplanada dos Ministérios (Foto: Arquivo pessoal) Missa solene em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, na Esplanada dos Ministérios (Foto: Arquivo pessoal)

Missa solene em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, na Esplanada dos Ministérios (Foto: Arquivo pessoal)

A missa solene – ponto alto da celebração – foi presidida pelo arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Dom Sérgio da Rocha.

Por volta das 16h30, foi iniciado o bloqueio da via S1, para a procissão pela Esplanada dos Ministérios, com a imagem da padroeira. O cortejo à luz de velas vai sair da Catedral e seguirá até ao altar principal, montado do lado externo da igreja. A N1 também será interditada. A previsão do Departamento de Trânsito (Detran) é liberar as vias às 21h.

Mapa de interdição do trânsito na Esplanada no dia 12 (Foto: TV Globo/Arte) Mapa de interdição do trânsito na Esplanada no dia 12 (Foto: TV Globo/Arte)

Mapa de interdição do trânsito na Esplanada no dia 12 (Foto: TV Globo/Arte)

Aparecida, 300 anos

A primeira história de fé associada à Nossa Senhora Aparecida no Brasil data do encontro da imagem por três pescadores, em 1717, nas águas do rio Paraíba do Sul, em São Paulo. O primeiro milagre foi a pesca farta depois que as redes resgataram do rio as duas partes da imagem quebrada. A história da multiplicação dos peixes se espalhou e, nos anos seguintes, outras histórias ajudaram a confirmar a fama de santa milagrosa.

Nesta época, apesar dos olhos de todo país estarem voltados para o Santuário de Aparecida – local onde é exibida a imagem original – a capital federal também protagoniza e comemora a data relacionada à padroeira.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida durante missa na Catedral de Brasília (Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília) Imagem de Nossa Senhora Aparecida durante missa na Catedral de Brasília (Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília)

Imagem de Nossa Senhora Aparecida durante missa na Catedral de Brasília (Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília)

Fazem 60 anos que a réplica da imagem de Nossa Senhora chegou ao Distrito Federal, depois de passar por todas as capitais brasileiras. A reprodução, exposta na Catedral de Brasília desde 1957, também será reverenciada neste dia 12 de outubro.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário