Fortaleza apresenta 17 pontos de praia próprios para banho neste fim de semana

0

Por G1 CE

Pontos de balneabilidade das praias de Fortaleza nesta sexta-feira (4) (Foto: Reprodução/Semace) Pontos de balneabilidade das praias de Fortaleza nesta sexta-feira (4) (Foto: Reprodução/Semace)

Pontos de balneabilidade das praias de Fortaleza nesta sexta-feira (4) (Foto: Reprodução/Semace)

A orla de Fortaleza conta, nesta sexta-feira (4), com dezessete pontos de praia próprios para banho, conforme o boletim semanal de balneabilidade elaborado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

A zona leste, os banhos não são indicados entre a praia de Caça e Pesca e o posto dos bombeiros 7, assim como entre a Rua Ismael Pordeus e o Farol. Contudo, é seguro entrar no mar desde a região do posto dos bombeiros 7 até a Rua Ismael Pordeus.

Na zona centro, seis dos dez trechos estão apropriados para uso dos banhistas, sendo eles a área que vai do Monumento dos Jangadeiros até a Volta da Jurema e entre a Avenida Desembargador Moreira e o Aquário. Deve-se evitar, portanto, os banhos entre o farol e o Monumento dos Jangadeiros; a entre a Volta da Jurema e o espigão da Desembargador Moreira; e entre o Aquário e o Inace (Indústria Naval do Ceará).

Na zona oeste, por sua vez, quatro dos dez trechos foram aprovados. Os banhistas podem utilizar a praia entre a Avenida Alberto Nepomuceno e a Avenida Philomeno Gomes, assim como os trechos entre a Rua Lagoa do Abaeté e a foz do Rio Ceará. Contudo, o banho não é recomendado em toda a faixa da praia compreendida entre a Avenida Philomeno Gomes e Rua Lagoa do Abaeté, como também na Barra do Ceará.

Análise

A Semace realiza os testes de balneabilidade com amostras de água do mar coletadas nas manhãs de segunda-feira em 31 pontos da orla de Fortaleza. Há três ocasiões em que o trecho pode ser considerado impróprio para banho. O primeiro deles é quando a média das últimas cinco amostras analisadas é superior a mil coliformes termotolerantes por 100 mililitros da amostra, o que pode causar doenças.

Outro impeditivo é quando a amostra mais recente tem valor superior a 2,5 mil coliformes termotolerantes por 100 mililitros. Por fim, o banho também deve ser evitado quando verifica-se a presença de animais, resíduos sólidos ou deságua de esgoto sanitário na praia.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário