Ouvir Rádio: Rádio Senado / Universitária FM 107.9 Fale Conosco

Governador afirma que Fortaleza tem abastecimento de água garantido até início de 2018

0

Por G1 CE

Camilo Santana afirma que Fortaleza tem água garantida até 2018

Camilo Santana afirma que Fortaleza tem água garantida até 2018

Mesmo com baixo nível de água no açude Castanhão, o governador Camilo Santana afirmou, nesta segunda-feira (11), que Fortaleza está com o abastecimento garantido até o início de 2018. O reservatório, responsável pelo abastecimento da Grande Fortaleza, está com apenas 4% de água, segundo o governador. “Fizemos várias ações na Região Metropolitana. O Castanhão está com somente 4% de água, mas já temos água garantida para a capital cearense até o início do ano que vem, a partir de um trabalho de gerenciamento de recursos hídricos”, disse.

A falta de água no açude é resultado das chuvas abaixo da média ao longo de seis anos seguidos. De acordo com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), o nível atual do Castanhão é o menor já registrado desde sua construção, em 2002.

Camilo Santana disse que uma das saídas para garantir o abastecimento e evitar o racionamento de água é a construção de poços direcionais. “Não quero racionamento em Fortaleza porque isso prejudica a população, principalmente a população mais pobre da cidade. Então fomos buscar alternativas, e uma delas é a construção de poços direcionais, que são poços horizontais para captação de água, que vão garantir, pelo menos, 10% do abastecimento água em Fortaleza”, comentou.

O governador acrescentou que as obras da transposição do rio São Francisco foram retomadas e serão aceleradas a partir deste mês de setembro, para evitar que falte água no estado.

Areninhas

Em entrevista à TV Verdes Mares, Camilo Santana falou também sobre a construção de 40 areninhas em 38 municípios do Ceará. Segundo o governador, o projeto para construção das arenas terá investimento de R$ 70 milhões.

“A ideia é replicar o modelo de Fortaleza, que vem sendo um sucesso. Não é só um projeto de contrução de Areninhas, há todo um programa de atividades esportivas o dia inteiro nessas arenas”.

Os municípios que vão receber as Areninhas foram selecionados segundo estudo do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), considerando o tamanho da população de 15 a 29 anos na zona urbana.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário