Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Justiça afasta prefeito de Beberibe por improbidade administrativa

0

O Ministério Público do Ceará (MPCE) deflagrou a “Operação Cartas Marcadas”, nesta terça-feira (18), que combate atos de improbidade administrativa na gestão municipal de Beberibe. Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em sedes de empresas, casas de políticos, empresários e funcionários públicos. Além disso, a 1ª Vara da Comarca de Beberibe expediu três mandados de afastamento de cargo: dois para o prefeito e um para um vereador.

Essas ordens derivam de seis inquéritos civis públicos, que tramitam nas Promotorias de Justiça do município.

A Câmara Municipal de Beberibe já havia decidido afastar o Padre Pedro da Cunha na última segunda-feira (10), por um prazo de 90 dias. A motivação do afastamento foi devido a crimes de responsabilidade. Por isso, o município está sob o comando do vice, Tharsio Facó (PPS).

A reportagem do G1 tentou entrar em contato com Padre Pedro da Cunha, mas as ligações para a prefeitura não foram atendidas.

As investigações da operação comprovaram a existência de adulterações nas licitações e preços acima do normal para a compra de remédios e insumos para o hospital municipal da região, além de água mineral e prestação de serviços por uma produtora de eventos.

Também estão sendo averiguados um desvio no motivo da contratação de um escritório de advocacia e de uma assessoria em licitações. Também foram identificados atos ilegais no processo licitatório para o aluguel do imóvel pertencente ao pai de um vereador.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário