Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

O Brasil produziu o mais sofisticado caso de corrupção da História mundial, diz Transparência

0

O esquema não nasceu na era PT. Vinha desde a ditadura. Porém, ganhou o seu mais alto grau de sofisticação a partir de 2003, com a chegada de Lula ao poder.

 

Por Fábio Campos

Enfim, chegamos lá. O Brasil produziu “o mais bem organizado caso de corrupção já desvendado na História do capitalismo”. A sentença é da Transparência Internacional, a ONG multinacional que atua no combate à corrupção em todo o planeta. O agente privado citado é a Odebrecht. O esquema não nasceu na era PT. Vinha desde a ditadura. Porém, ganhou o seu mais alto grau de sofisticação a partir de 2003.

Tanto que o relato da Transparência Internacional tem como referência as descobertas da Lava Jato relacionadas às relações promíscuas da Odebrecht com agentes públicos, tanto nos estados quanto no Governo Federal e, principalmente, no âmbito da Petrobras.

“A ONG acaba de lançar um relatório sobre corrupção internacional, em que destaca cinco casos emblemáticos envolvendo grandes empresas. Há no documento um capítulo especial sobre o escândalo da Odebrecht, que contabiliza 788 milhões de dólares pagos em propina a políticos e agentes do governo de 12 países durante mais de uma década”, explica a revista Exame.

“O caso da Odebrecht é diferente de todos os outros. É quase um fordismo da corrupção, uma linha de produção com métodos muito bem delineados”, explicou Bruno Brandão, diretor-executivo da entidade no Brasil.

Compartilhe

Deixe um comentário