Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Paixão de Cristo Itinerante e “Caminhada da Cruz” na madrugada marcam Semana Santa de São Gonçalo do Amarante

0

São Gonçalo do Amarante é um dos destinos mais procurados pelos fiéis, por conta de sua intensa programação artístico-religiosa. Principal espetáculo deve reunir 8 mil espectadores

A Semana Santa, um dos dois períodos mais importantes do calendário cristão, será marcada em São Gonçalo do Amarante por dois grandes espetáculos que lembram as últimas horas de Cristo antes da crucificação, bem como sua ressurreição e a celebração da vida.

O ponto alto dos festejos pascais do município será a encenação intitulada Paixão de Cristo Itinerante, que nesta sexta-feira (19), a partir das 19h, acontecerá na Arena da Lagoa da Prejubaca, na sede de São Gonçalo do Amarante, com expectativa de público estimada em 8 mil pessoas.

Nas redes sociais, o prefeito Cláudio Pinho exaltou a população local e os turistas a prestigiarem o espetáculo. “Venho convidar você e sua família para assistir e participar de um espetáculo de fé e devoção: é a Paixão de Cristo Itinerante de São Gonçalo do Amarante”, conclamou o gestor municipal.

A encenação aconteceu também na última quarta-feira, no distrito de Croatá. Nesta quinta-feira (18), será a vez do distrito do Serrote receber, a partir das 17h, cerca de 100 atores e figurantes que representarão os momentos mais importantes da Paixão de Cristo, tais como relatados nos quatro evangelhos.

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo de São Gonçalo do Amarante, Maria Vênus de Andrade, “a Semana Santa é a mais forte em termos de artes cênicas no nosso município devido a essa construção da encenação da maior história de amor da humanidade, que é a Paixão de Cristo. Muito devido a essa tradição, nossa gestão criou a Companhia Municipal de Teatro, em 2017, e hoje nós temos, nela, a participação de diversos jovens das comunidades de Violete, em Croatá; da Taíba; da Sede; da Parada; do Pecém”.

Via Sacra e passos de fé

Além da Paixão de Cristo Itinerante, a secretária destaca a encenação da Via Sacra (que representa o trajeto feito por Jesus até o local de sua crucificação) que vem acontecendo em localidades como Violete e Passagem, desde a sexta-feira passada (8), mas principalmente a “Caminhada da Cruz”, realizada anualmente na madrugada de quinta para sexta-feira.

Conforme ela descreve, “às quatro da manhã, as pessoas saem de uma localidade bem distante da sede. Esse ano, eles vão sair do distrito de Umarituba caminhando pela madrugada e chegarão já com o Sol nascendo na Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, carregando a cruz. São mais de mil pessoas que fazem essa caminhada”.

PROGRAMAÇÃO*:

Paixão de Cristo Itinerante de São Gonçalo do Amarante

Realização: Governo de São Gonçalo do Amarante / Secretaria de Cultura e Turismo

18 de abril (Quinta-feira)

Local: Praça da Matriz, Serrote

Horário: A partir das 17h

Apresentação: GAAC (Grupo Artístico Apóstolo de Cristo)

19 de abril (Sexta-feira)

Local: Arena da Prejubaca, Sede

Horário: A partir das 19h

Apresentação: Companhia de Teatro  Municipal São Gonçalo do Amarante

Participação: GAAC (Grupo Artístico Apóstolo de Cristo)

*No dia 17 de abril, o espetáculo foi encenado em Croatá, na Praça da BR, pelo Grupo Artístico Apóstolo de Cristo (GAAC)

Com informação  SGA NOTICIAS

Compartilhe

Deixe um comentário