Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

PC do B espera guarda chuva de Camilo para manter Lopes na Câmara Federal

0

Os dirigentes regionais do PC do B já caíram em campo para articular com o Governador reeleito Camilo Santana (PT) a permanência do deputado Chico Lopes na Câmara Federal. Rejeitado nas urnas na tentativa de conquistar o terceiro mandato consecutivo, Chico Lopes acordou, nesta segunda-feira, 8, amargando a falta de votos e a derrota nesse domingo, 7.

Lopes recebeu 56.059 votos, ficando como segundo suplente da coligação PT, PP, PV, PR, PC do B e PMN. A primeira suplência será ocupada pela deputada federal Gorete Pereira (PR), que tem 62.956 votos. Dentro das articulações feitas pelo PC do B, o governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), terão que convocar dois deputados eleitos na coligação, abrindo, assim, vagas para Gorete e Lopes.

Poucas horas após o encerramento da apuração dos votos, Camilo já mandou recado ao PC do B e ao PR. Pediu paciência a Chico Lopes e prometeu estudar caminhos para contemplá-lo com uma vaga na Câmara Federal. As articulações passam, também, pela cúpula nacional do PC do B que tem a candidata Manuela D’ávila como vice na chapa encabeçada pelo candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad. Se Haddad for eleito no segundo turno, as portas do PC do B estarão reabertas no Palácio do Planalto.

O movimento local e nacional já dá sinalização que Chico Lopes não ficará desamparado. O ex-governador e senador eleito Cid Gomes (PDT) também entra nas articulações para manter Lopes na Câmara Federal. A engenharia para o PC do B não ficar fora da representação do Ceará em Brasília está sendo montada. Já o ex-senador Inácio Arruda, que recebeu minguados 24.657 votos na tentativa de ser eleito deputado federal, terá lugar no primeiro escalão do segundo mandato de Camilo Santana.

Ceará Agora

Compartilhe

Deixe um comentário