Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Polícia prende suspeitos de integrar quadrilha que praticava sequestros relâmpagos na Zona Oeste do Rio

0

Policiais da Delegacia Antissequestro (DAS) prenderam dois suspeitos de integrar uma quadrilha que agia quase que diariamente praticando roubos de carros e sequestros relâmpagos, principalmente na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio.

Presos em 9 de junho, Isaac Nicolas da Silva Alves de Brito e Ivanildo Ferreira Bezerra confessaram o sequestro de um empresário na Estrada do Rio Morto, no Recreio. Isaac, Ivanildo e pelo menos outros dois suspeitos abordaram a vítima quando ela chegava em casa, na madrugada de 21 de abril.

O empresário da construção civil foi rendido colocado no banco traseiro do próprio carro e levado pelo grupo para as imediações do Morro de São Carlos, no Estácio, na Zona Norte. O empresário foi espancado e ameaçado de morte, caso não pagasse o resgate exigido pela quadrilha.

A vítima conseguiu levantar em ligações para a família parte do resgate, sendo libertado no Posto 13, em São Conrado, na Zona Sul, depois de passar cerca de oito horas nas mãos dos sequestradores. Os criminosos levaram seu carro, relógio e documentos. E continuaram a ligar para o empresário exigindo o restante do pagamento do resgaste e ameaçando a filha e a mulher da vítima.

“Fiz o registro do roubo do carro e a polícia o achou logo depois. Os bandidos então, que estavam com meus documentos, passaram a ligar e ameaçar a minha família. Eles tinham muitas informações sobre mim e disseram que só me levaram porque não conseguiram pegar a minha filha. Como as ameaças continuavam e eles exigiam o restante do resgate, procurei a DAS”, contou a vítima.

O empresário trocou de carro e se mudou depois do sequestro, mas ainda não se sente totalmente seguro, já que outros quatro criminosos ainda estão foragidos.

“Me sinto um refém da violência. Eles estão soltos e, quase dois meses depois do sequestro eu é que me sinto preso. Vivo entocado, saio escondido, não vou mais a minha empresa. Vivo com medo desses bandidos”, disse a vítima, que acredita ter sido vítima de Isaac que, de moto, assaltou o empresário e roubou seu cordão, há cerca de um ano.

De acordo com o delegado titular Cláudio Gois, durante as investigações os policiais verificavam que se tratava da ação de uma quadrilha bem estruturada e organizada, que costumava praticar roubos de carros quase diariamente. E que faziam sequestros relâmpagos para complementar o dinheiro adquirido com os roubos.

“Prendemos dois integrantes do grupo. Os outros quatro que foram denunciados pelos presos estão escondidos na Vila dos Pinheiros. Todos já foram identificados. A maioria morava na Rocinha. Mas foram expulsos da favela depois da prisão do traficante Rogério 157 e foram para a Tijuquinha, no Itanhangá. Eles estão foragidos, mas o grupo já está desarticulado e temos certeza que os roubos de veículos na região da Barra e do Recreio vão diminuir”, disse Gois, que investiga se a quadrilha é a mesma que praticava sequestros relâmpagos na Ilha do Fundão.

Estão foragidos Leonardo Flor da Silva, Lucas Roberto de Souza Oliveira, Yuri Ribeiro Albano e Carlos Henrique dos Santos de Oliveira. Este último já responde a inquérito por tráfico.

Quadrilha usava informações passadas por vizinhos das vítimas

A delegada adjunta Alice Cunha contou que a quadrilha vem atuando há cerca de um ano, preferencialmente nos bairros da Barra e do Recreio. São agem com violência contra as vítimas, mas têm algumas peculiaridades. Um dos criminosos é garçom. Isaac foi preso quando trabalhava como garçom num evento musical no Maracanã, na Zona Norte.

Além disso, o grupo costumava pegar informações sobre as vítimas com os vizinhos, conhecidos e pessoas que trabalhavam para elas.

“Eles formavam uma organização criminosa muito bem estruturada, cada um tinha uma função. Isaac, por exemplo, era o motorista. Eles roubavam os carros e apontavam possíveis vítimas para um sequestro relâmpago. Aí, tinha um responsável pelas armas, outro pela coleta das informações, outro para o roubo dos carros”, contou a delegada, que já indiciou toda a quadrilha.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário