Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Porto do Pecém inicia nova rota de exportação de frutas para Europa

0

Expectativa é que a nova linha impulsione crescimento de 20% na movimentação de frutas pelo Porto em 2017
O Porto do Pecém inaugurou, nesta sexta-feira (18), uma nova rota de exportação para a Europa. O trajeto, que será operado pela suíça Mediterranean ShippingCompany S.A – MSC, foi apresentado nesta manhã, durante solenidade realizada no Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT) do Porto, em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza. O novo serviço atenderá os portos de Antuérpia, na Bélgica; Roterdã, na Holanda; Hamburgo e Bremerhaven, na Alemanha e Le Havre, na França.

“Inicialmente a nova rota será realizada de forma sazonal, às sextas-feiras, tendo em vista o início da safra de frutas. Hoje, nós comemoramos a chegada do primeiro navio e acreditamos no incremento também financeiro que essa nova operação trará para a Companhia. Com o início da operação da linha da MSC e o serviço que já temos, passaremos a ter, semanalmente, dois navios levando frutas do Nordeste brasileiro para a Europa”, comemorou o diretor–presidente interino da Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), Roberto Loureiro. Atualmente, o Norte da Europa, que será contemplado com o novo serviço, já é atendido com uma linha da Maersk, enquanto a Hamburg Sud atende ao mercado americano.
O gerente da MSC em Fortaleza, Daniel Soares, justifica o investimento da nova linha no Porto por sua localização privilegiada e infraestrutura operacional. “O Porto do Pecém foi escolhido por ser um porto estratégico e estar localizado mais próximo dos principais destinos europeus para fruta. A MSC fez o investimento necessário para trazer o serviço e, a partir do Pecém, poder atender os principais portos europeus por ter ciência da visibilidade do produto brasileiro fora do país”, disse. Ainda segundo Soares, a nova linha se estenderá até fevereiro de 2018.
Para o trajeto do Porto do Pecém a Europa, as frutas seguem em contêineres refrigerados. Na nova linha da MSC, o primeiro porto contemplado será o de Antuérpia, com expectativa de chegada da carga em 10 dias; seguido do porto de Roterdã, 12 dias; Hamburgo, 14 dias; Bremerhaven, 16 dias e Le Havre, 18 dias.

Melão é a fruta mais exportada

Maior escoador de frutas frescas do país, o Porto do Pecém movimentou, de janeiro a julho de 2017, 38.222 toneladas de frutas, superando a marca registrada no mesmo período do ano passado, de 32.682 t. O melão foi a fruta mais exportada no acumulado deste ano, alcançando 22.966 toneladas; seguida da melancia, com 5.360 t e da castanha de caju, com 5.059 t.
“Com o início da operação dessa linha da MSC a gente prevê um crescimento médio de 20% em carga de contêineres, este ano. Para cargas em geral, a expectativa é de até 35% de acréscimo no total de carga movimentada no Porto do Pecém. Pela primeira vez em três anos, nós vislumbramos que a movimentação de containeres volte a crescer e que a gente bata um novo recorde”, comemorou a Diretora de Desenvolvimento Comercial da Cearáportos, Rebeca Oliveira.

Marco da Escóssia
Assessor de Imprensa da Secretaria da Infraestrutura
85 98898.4318 / 85 3216.3764
marco.escossia@seinfra.ce.gov.br

Compartilhe

Deixe um comentário