Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Porto do Pecém movimenta 17 milhões de toneladas em 2018 e bate recorde

0

Átila Varela
atila@focus.jor.br

O Porto do Pecém movimentou 17,2 milhões de toneladas de cargas em 2018. O número foi divulgado hoje, 15, pela Cipp S/A, empresa administradora do terminal. O montante representa um crescimento de 9% com relação ao ano de 2017.

As cargas conteinerizadas cresceram 34%, puxando a elevação da movimentação global. Houve também a procura por navegação de cabotagem. O  Pecém registrou um crescimento de 31% na modalidade, percentual superior ao registrado em 2017. O minério de ferro é o destaque da categoria, com 4,7 milhões toneladas desembarcadas.

Na navegação de longo curso (entre portos de diferentes países) os principais destaques foram o desembarque do carvão mineral, com 5,1 milhões de toneladas. Já no embarque, as placas de aço também estão em primeiro lugar, com 2,9 milhões de toneladas em 2018. Os principais destinos da exportação são Estados Unidos, Turquia, Holanda, Marrocos e Espanha.

Faturamento
Com o aumento da movimentação cargas, houve também a elevação de 17% do faturamento do Porto se comparado com mesmo período de 2017. No ano passado, o faturamento do Cipp girou em R$ 168 milhões.

Compartilhe

Deixe um comentário