Ouvir Rádio: Rádio Senado / Universitária FM 107.9 Fale Conosco

São Gonçalo do Amarante registra chuva de 104 milímetros; 51 cidades tiveram chuvas no Ceará, diz Funceme

0

Em Santa Quitéria choveu 16 milímetros nas últimas 24 horas. Rio Acaraú, no Distrito de Macaraú. — Foto: Blog Jocélio Leite Em Santa Quitéria choveu 16 milímetros nas últimas 24 horas. Rio Acaraú, no Distrito de Macaraú. — Foto: Blog Jocélio Leite

Em Santa Quitéria choveu 16 milímetros nas últimas 24 horas. Rio Acaraú, no Distrito de Macaraú. — Foto: Blog Jocélio Leite

No Ceará, foi registrada chuva em 51 municípios entre as 7h desta sexta-feira (14) e as 7h deste sábado (15), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

As maiores foram em São Gonçalo do Amarante, com 104, 0 milímetros, seguido de Amontada (85 mm) e Senador Sá (70 mm). Fortaleza também amanheceu com chuva – o posto de precipitação do Pici marcou 7,2 mm.

Rio Acaraú no distrito de Macaraú, em Santa Quitéria, no Ceará. — Foto: Blog Jocélio Leite Rio Acaraú no distrito de Macaraú, em Santa Quitéria, no Ceará. — Foto: Blog Jocélio Leite

Rio Acaraú no distrito de Macaraú, em Santa Quitéria, no Ceará. — Foto: Blog Jocélio Leite

Em Santa Quitéria, a chuva encheu o rio Acaraú, no distrito de Macaraú. Quando há fortes precipitações na região, os moradores chegam a ficar ilhados, a depender do volume das águas Neste sábado (15), a cheia do rio atraiu banhistas.

Na capital cearense, foram registrados 24 milímetros, no Posto Pluviômetrico de Água Fria. As precipitações aconteceram também nos municípios de Meruoca, Paracuru, Itarema e Maranguape.

Maiores chuvas do dia no Ceará
Em milímetros

104104858570706464636339393434São Gonçalo Do AmaranteAmontadaSenador SáMeruocaParacuruItaremaMaranguape0100255075125

Senador Sá
70
Fonte: Funceme

Previsão

Análise de imagem realizada pelos meteorologistas da Funceme aponta nebulosidade sobre o Estado neste momento provocada por áreas de instabilidade que se formam sobre o oceano e se deslocam em direção ao continente.

Os resultados de modelos numéricos de previsão regionais e globais obtidos indicam neste sábado com acumulados mais consideráveis entre a noite de domingo (16) e a madrugada de segunda-feira (17).

“Já havíamos indicado que, após dois dias de chuvas escassas, condições mais favoráveis iriam se formar neste fim de semana. Hoje, observamos que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aproximou-se da costa do Ceará e, entre domingo e segunda, a umidade do ar nos níveis médios da atmosfera fique ainda mais alta, colaborando para precipitações”, explica o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz.

Apesar da previsão realizada para hoje e os próximos dois dias, a instituição recomenda o acompanhamento das atualizações por meio do site da Funceme e/ou através dos aplicativos como o Funceme Tempo, disponível gratuitamente para Android e iOS.

Compartilhe

Deixe um comentário