Ouvir Rádio: Rádio Senado Fale Conosco

Vigilância Sanitária orienta sobre medidas de combate ao coronavírus com a retomada das atividades econômicas

0

Com o início da retomada das atividades econômicas em São Gonçalo do Amarante neste mês de julho, o Governo Municipal, através do ComVida e da Vigilância Sanitária, está visitando alguns estabelecimentos que já estão funcionando no município, para alertar sobre a necessidade de continuar adotando medidas de proteção contra o novo coronavírus.

São Gonçalo já está na segunda fase de retomada das atividades.

A Secretária de Saúde e Coordenadora do ComVida, Mabel Girão, ressalta que a população deve sair de casa somente para o essencial, além de respeitar o distanciamento social, sempre usar máscaras de proteção e cumprir as normas de higiene pessoal.

“Os cuidados devem continuar neste momento em que alguns estabelecimentos voltaram a funcionar. As pessoas precisam continuar atentas as orientações para evitar a disseminação do coronavírus, como evitar cumprimentar as pessoas com contato físico, evitar tocar a boca, nariz e olhos com as mãos sujas e sair de casa somente se for necessário”, explica Mabel Girão.

Segundo a Coordenadora de Vigilância em Saúde de São Gonçalo do Amarante, Kylvia Gardênia Torres, a principal orientação é que a pessoa permaneça no estabelecimento o menor tempo possível, além de manter a distância mínima de dois metros das outras pessoas e higienizar as mãos ao entrar e sair dos locais.

Kylvia ressalta ainda sobre a importância do uso correto da máscara de proteção. “A máscara deve ficar ajustada ao rosto cobrindo totalmente a boca e o nariz, não devendo ser retirada para tossir, espirrar ou falar. É importante trocar de máscara uma ou duas vezes por dia”, disse.

Para garantir o funcionamento das atividades liberadas, é necessário ainda o cumprimento de diversas medidas de proteção:

· Evitar aglomerações dentro dos estabelecimentos, se necessário, utilizando-se do espaço externo com formação de filas, respeitando-se a distância mínima de 2 metros entre as pessoas;

· Disponibilizar para clientes e funcionários produtos de higienização e desinfecção (ex. Álcool em gel 70%);

· Manter o local higienizado e desinfectado;

· Adaptar o ambiente de trabalho de forma que as pessoas fiquem a pelo menos 2 metros de distância entre elas;

· Manter os ambientes com ventilação natural (portas e janelas abertas), sempre que possível.

 

 

Compartilhe

Deixe um comentário