Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

0

Os coordenadores da campanha do candidato do PDT-PSD-PSB ao Governo do Estado, Roberto Cláudio, terão que esperar mais 48 horas para saber se a Federação PSDB-Cidadania vai apoiá-lo nas eleições de 2 de outubro. A espera, que passa a ser angustiante, é porque somente na quinta-feira (18) o Pleno do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) dará um veredito sobre a liminar concedida pelo ministro Benedito Gonçalves. Coube ao presidente do TSE, Edson Fachin, encaminhar o julgamento da liminar ao Plenário.

O ministro manteve a decisão da convenção estadual, sob a liderança do empresário Chiquinho Feitosa, para o PSDB e o Cidadania ficarem neutros na corrida ao Governo do Estado. Os atos da convenção, a pedido do senador Tasso Jereissati, foram anulados pelo presidente nacional da Federação PSDB-Cidadania, Bruno Araújo. A medida destituiu, também, Chiquinho Feitosa do comando regional do PSDB e, sem seu lugar, assumiu Tasso Jereissati.

Vinte e quatro horas após a intervenção, Tasso comandou uma convenção para lançar o empresário Amarílio Macedo ao Senado e oficializar apoio à candidatura de Roberto Cláudio. Os conflitos pararam na Justiça e, com a liminar concedida a Chiquinho Feitosa, PSDB-Cidadania ficaram, temporariamente, fora do palanque de Roberto Cláudio, o que o impede somar mais tempo para definição do conteúdo do programa de rádio e televisão que começa no próximo dia 26.

O impasse pode chegar ao fim na sessão do Pleno do TSE que está marcada para quinta-feira. Se derrubar a liminar do Ministro Benedito Gonçalves, PSDB e Cidadania passam a integrar à aliança do PDT com PSD e PSB. Se mantida a liminar, os dois partidos ficarão neutros na disputa ao Palácio da Abolição e Roberto Cláudio terá menos de 2 minutos na propaganda de rádio e televisão.

O impasse fez os pedetistas se anteciparem e lançarem vereadora Ana Paula ao Senado diante do cenário de incerteza sobre a candidatura de Amarílio Macedo. O ex-presidente regional do PSDB, Luiz Pontes, mantém otimismo de que, no Pleno do TSE, a decisão será favorável para os dois partidos endossarem a candidatura de Roberto Cláudio.

CEARÁ AGORA

Compartilhe

Deixe um comentário