Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

CSP desenvolve cimento sustentável e quer produzir fertilizantes a partir de resíduos siderúrgicos

0
Fábrica da CPS. Foto: Divulgação CSP

Por Átila Varela
atila@focus.jor.br

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) desenvolveu um piso de concreto sustentável em parceria com universidades e empresas que atuam no Ceará.

O concreto sustentável demanda menos areia e brita, que são recursos naturais obtidos a partir da trituração de rochas.

“A nossa ideia foi produzir um concreto sustentável, substituindo 80% desses elementos naturais por um resíduo resultante da produção de aço, o agregado siderúrgico, também conhecido como escória do BSSF”, disse Carlos Roberto Guimarães, especialista de Aciaria da CSP.

Também participam do projeto a a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal de Viçosa e a Biosfera, especialista em soluções sustentáveis.

Aplicação

O material, inclusive, será adotado em um projeto que prevê o desenvolvimento de uma massa asfáltica para pavimentação de rodovias e estradas que têm circulação de caminhões pesados. Este será feito em parceria com a UFC.

A escória do BSSF também já vem sendo usada para o jateamento de superfície para aplicação de pintura. Além disto, há desenvolvimentos na produção de fertilizantes agrícolas a partir do uso de resíduos siderúrgicos da CSP. “Esse projeto está em andamento com a empresa Biosfera e a Universidade Federal de Viçosa. Nossa expectativa é que no final de 2023, já teremos este novo produto desenvolvido”, revela Carlos Guimarães.

Compartilhe

Deixe um comentário