Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

34 cidades do Ceará têm saldo positivo na geração de empregos

0

O Ceará teve 34 cidades com saldo positivo na geração de emprego em fevereiro, primeiro mês em que o estado teve aumento no número de vagas formais após 17 meses com saldo de perdas de vagas. Missão Velha teve o maior aumento proporcional, 16,36% no número de vagas e acréscimo de 271 novos contratados no mercado de trabalho.

Em número absolutos, Fortaleza teve o melhor saldo, com 429 contratações a mais que o número de demissões. Os dados são do Cadastro Geral de Empregos (Caged), do Ministério do Trabalho.

No entanto, outras cidades tiveram perda no número de empregados no mês, como Aquiraz (-268) e Aracati (-330). No total, o Ceará teve um leve saldo positivo em fevereiro, com 64 contratações a mais que o número de demissões.

O setor de comércio segue com regressão na geração de empregos. Em fevereiro, foram 1.438 demissões a mais que contratações. A agropecuária também enfrentou retração no mês, com saldo negativo de 869.

A geração de empregos no Ceará foi puxada pelas oportunidades na construção civil (1.066), serviços (972) e administração pública (317). Indústria da transformação (1) e serviços industriais de utilidade pública (46) também tiveram leve saldo positivo.

Recuperação no país
Em todo o Brasil, foram gerados 25 mil empregos em fevereiro. Apesar de o Produto Interno Bruto (PIB) ter registrado contração de 3,6% em 2016, no segundo ano seguido de tombo, alguns indicadores de confiança e de produção vêm mostrando, neste início de ano, o início de um lento processo de recuperação da economia brasileira.

Para tentar reaquecer a economia, o governo anunciou algumas medidas, entre elas a liberação do saque de contas inativas do FGTS – o que vai injetar, segundo a Caixa Econômica Federal, mais de R$ 35 bilhões na economia brasileira.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário