Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Fila para visitar 2º maior navio da Marinha em Fortaleza dobra quarteirão

0
Visitantes formam grande fila para conhecer o Navio Doca Bahia, da Marinha do Brasil

Visitantes formam grande fila para conhecer o Navio Doca Bahia, da Marinha do Brasil

Milhares de pessoas foram neste domingo (19) ao Porto do Mucuripe, em Fortaleza, para visitar o interior do navio Doca Multipropósito, a segunda maior embarcação da Marinha Brasileira. No último dia no Ceará, o público chegou cedo e a fila se estendia por quarteirões até o fim da tarde, nas últimas horas que o navio estava aberto para visitação.

Somente no sábado (18), 7,8 mil pessoas visitaram o Doca Multipropósito, de acordo com a Marinha. Em novembro, quando o PHM Atlântico recebeu o público em Fortaleza, foram seis mil visitantes em dois dias.

O Doca Multipropósito recebeu fortalezenses e turistas entre sexta domingo. Devido à grande demanda, nem todos conseguiram entrar no navio. Quem fez a visita pode ver toda a parte externa da embarcação e dois converses de voo, incluindo um helicóptero.

O Navio Doca Multipropósito foi incorporado à Esquadra brasileira em 2015 da Marinha Nacional da França. — Foto: Camila Lima / SVMO Navio Doca Multipropósito foi incorporado à Esquadra brasileira em 2015 da Marinha Nacional da França. — Foto: Camila Lima / SVM

O Navio Doca Multipropósito foi incorporado à Esquadra brasileira em 2015 da Marinha Nacional da França. — Foto: Camila Lima / SVM

O navio foi projeto para transportar tropas, veículos, helicópteros e munição. A embarcação tem 733 compartimentos, e apenas parte deles está aberto para o público; tem 168 metros de comprimento e 42 de altura. Além disso, tem um complexo hospitalar para atendimento médico-odontológico, com 500 m² e 49 leitos.

Óleo nas praias

Além da atividade social de receber a população, o navio e oficiais embarcados participaram da 3ª fase da “Operação Amazônia Azul-Mar Limpo é Vida!”, que realiza o monitoramento das manchas de óleo que apareceram nas praias desde o fim de agosto no litoral nordestino, do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

O Navio Doca Multipropósito estará aberto para a visitação em Fortaleza, no Porto do Mucuripe, nos próximos sábado (17) e domingo (18). — Foto: Camila Lima / SVMO Navio Doca Multipropósito estará aberto para a visitação em Fortaleza, no Porto do Mucuripe, nos próximos sábado (17) e domingo (18). — Foto: Camila Lima / SVM

O Navio Doca Multipropósito estará aberto para a visitação em Fortaleza, no Porto do Mucuripe, nos próximos sábado (17) e domingo (18). — Foto: Camila Lima / SVM

As equipes da Marinha, do Ibama e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará sobrevoaram cerca de 200 km no litoral cearense, passando pelas cidades de Itapipoca, Amontada e Itarema, e checando as áreas que continuam afetadas pelo desastre ambiental.

De acordo com o capitão de Mar e Guerra Conti, comandante do Doca Multipropósito, o navio tem uma capacidade de prestar apoio logístico médico a uma grande quantidade de pessoas. Na primeira fase da operação contra as manchas de óleo, a embarcação passou cerca de um mês atracada nas proximidades do Recife, com uma equipe médica de 40 pessoas dando apoio às equipes da Marinha e à população que entrou em contato com o óleo.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário