Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

COVID-19: Brasil melhora no ranking mundial de prevenção

0

Equipe Focus.Jor*
focus@focus.jor.br

Na última semana, o Brasil tem apresentado expressiva melhora no ranking mundial de medidas preventivas contra a COVID-19. No índice que tem a máxima de 100 pontos, o País saltou de 36 pontos, na semana passada, para 76 nesta semana. Os dados são do Oxford COVID-19 Government Response Tracker, “Medidor de Responsabilidade Governamental do COVID-19 de Oxford”, em tradução livre, realizado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido.

O objetivo do estudo é a criação de um senso sobre quais medidas são mais efetivas que outras no intuito de barrar a expansão do novo coronavírus.

O ranking considera 11 indicadores de medida, entre eles:

  1. fechamento de escolas,
  2. fechamento de comércio,
  3. cancelamento de eventos públicos,
  4. fechamento do transporte público,
  5. restrição em movimentos internos,
  6. controle de viagens internacionais,
  7. medidas fiscais,
  8. medidas monetárias,
  9. investimentos emergenciais em saúde e
  10. investimento em vacinas.

Ranking

Israel aparece em primeiro lugar, com 100 pontos. É, de acordo com o estudo de Oxford, o País que melhor se posicionou na prevenção contra a COVID-19, apresentando medidas efetivas para evitar a propagação da doença. Em seguida aparecem Síria, Bolívia, Paquistão, Turquia e Itália.

Apesar de bem ranqueada, a Itália tem sido um dos países mais atingidos pelo coronavírus. O País demorou a tomar medidas e só melhorou sua posição no ranking quando o número de casos já estava na casa dos milhares.

*Com informações do R7
Compartilhe

Deixe um comentário