Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Região Norte concentra 8 dos 10 municípios do Ceará com maior incidência de Covid-19

0

A Região Norte do Ceará é a que concentra mais cidades na lista de maiores taxas de incidência de Covid-19 no Ceará: 8 das 10 mais afetadas estão na área. Os dados são do boletim epidemiológico mais recente sobre a infecção no estado, divulgado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) na última quarta-feira (6). Calculado a cada 100 mil habitantes, o coeficiente de incidência é definido pelo número de casos novos em uma população sob o risco da doença.

A situação dá continuidade ao indicado no boletim anterior, publicado pela Sesa no dia 9 de julho. Naquele mês, 7 entre as 10 cidades com maior prevalência do novo coronavírus estavam na região, com o município de Senador Sá registrando à época 4.329,41 casos por 100 mil habitantes, ocupando o primeiro lugar em incidência.

No documento atual, contudo, é a cidade de Acarape, na Região de Saúde de Fortaleza, a mais afetada no estado com taxa de 7.545.9.

Robério Leite, médico infectologista pediátrico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), avalia a concentração como possível indicativo de pico. “Se a taxa de incidência está elevada, provavelmente essas localidades estão entrando em pico. É dinâmico. Quanto maior a carga da epidemia mais perto do pico o local pode estar por estar havendo uma maior taxa de infecção”, elabora.

Por ser considerada recente a chegada da doença ao Ceará, ainda é muito cedo para perceber no coeficiente um padrão de comportamento da Covid-19.

“É algo novo. Não temos a experiência que temos, por exemplo, com a dengue. A gente consegue identificar dinâmica dela e prever, através da incidência, os locais com epidemia”, explica o médico.

Outros municípios da área sanitária do Norte também aparecem entre as dez maiores incidências. Groaíras (5.687,9), Frecheirinha (5.509,5) e Chaval (5.495,5) figuram, respectivamente, no segundo, terceiro lugar e quarto lugares no ranking de incidência acumulada cearense. Sucedem o apanhado os municípios de Moraújo (5.132,93), Sobral (4.826,66), Barroquinha (4.643,41) e Senador Sá (4.461,8), respectivamente, entre o quinto e o oitavo lugares. Coreaú, com 4114,71, é a última cidades da região a aparecer na lista, na décima posição.

Pesquisa mostra que Sobral, no Ceará, tem a maior proporção de contaminados pela Covid

Pesquisa mostra que Sobral, no Ceará, tem a maior proporção de contaminados pela Covid

Outras regiões

Em coeficiente de incidência acumulada até agosto, São Gonçalo do Amarante e Acarape, em nono e primeiro lugar, respectivamente, estão na Região de Saúde de Fortaleza. São Gonçalo, inclusive, é o único representante da Região Metropolitana de Fortaleza a figurar entre as maiores incidências, com coeficiente de 4.192,43 infecções por 100 mil habitantes.

Mesmo com o maior número absoluto de casos registrados até agora, a Capital não está entre as 50 maiores do Ceará, conforme o apresentado no boletim.

As regiões de Saúde do Cariri e do Sertão Central, conforme a Sesa, apresentaram aumento nas internações nas últimas semanas. Nestas áreas, também foram detalhados os coeficientes de incidência. Orós está à frente entre os 45 municípios que compõem a área de saúde do Cariri, com 3.795,8 casos por 100 mil habitantes. Dão continuidade, localmente, as cidades de Juazeiro do Norte e Quixelô com taxas de 3548,39 e 3.376,48 respectivamente.

No Sertão Central, Itatira é a cidade com maior índice entre as 20 que compõem a área, somando 3.935,3 casos por 100 mil habitantes. Seguem Ibicuitinga e Quixadá com taxas de 3.381,9 e 3.325,4 respectivamente. Russas tem a mais alta taxa no Litoral Leste/Jaguaribe, registrando 2.844,5 casos por 100 mil habitantes. Aparecem, em seguida, Itaiçaba e Morada Nova com taxas de 2.632,6 e 2.294,2 respectivamente.

O boletim alerta ainda para uma possível continuação da epidemia nas regiões. O número de reprodução efetivo (RT) estaria em torno de 1, o que pode significar manutenção das cadeias de transmissão.

Evolução em número de casos

Segundo análise da Sesa, três das 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) evoluíram em número de casos em uma semana. As ADSs de Baturité e Tauá registraram aumento de 32,7% e 29,1%, respectivamente. A coordenadoria de Brejo Santo também indicou elevação com crescimento de casos em cerca de 15,9%. É uma melhora do cenário percebido no boletim divulgado em julho. No documento anterior, eram sete as ADS que avançavam em ocorrências.

Quando avaliada a evolução de óbitos, a ADS Brejo Santo se destaca. Na região, o número de mortes evoluiu 200% em uma semana. Aparece em segundo na evolução semanal a ADS de Icó, com 125% de aumento, e, em seguida, a ADS Canindé, com 25% de aumento.

Covid-19 no Ceará

O Ceará chegou a 185.409 casos da Covid-19 e 7.921 mortes confirmadas pela doença, segundo dados da plataforma IntegraSUS, atualizada pela Secretaria Estadual de Sáude às 9h38 desta sexta-feira (7). Para identificar o novo coronavírus, já foram realizados 501.226 testes.

Fortaleza é a capital brasileira com a maior taxa de mortalidade por Covid-19, com 138,2 mortes para cada 100 mil habitantes. Desde o início da pandemia, 3,7 mil pessoas morreram com a doença na cidade.

O número de pacientes recuperados é de 156.373. Já foram notificados 534.507 casos em todo o Estado. Há ainda 82.937 casos suspeitos (casos que aguardam o resultado de exame, casos com exames inconclusivos e casos notificados sem a solicitação de exame) e 606 mortes em investigação.

Veja outras informações da plataforma:

  • A taxa de ocupação das UTIs cearenses é de 69,13%;
  • A taxa de ocupação das enfermarias cearenses é de 35,71%;
  • A letalidade da doença no Estado é de 4,3%.
Queda na vacinação em postos de saúde do Ceará

Queda na vacinação em postos de saúde do Ceará

Veja como está o plano de retomada por região:

  • Fortaleza segue na fase 4 (cinemas e bares ainda não têm permissão de funcionamento)
  • Municípios da Macrorregião de Fortaleza avançam para a fase 4;
  • Macrorregiões do Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe continuam na fase 2;
  • Macrorregião Norte segue para a fase 2;
  • Macrorregião do Cariri segue para a fase 1
Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1/CE

Compartilhe

Deixe um comentário