Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Eleições 2020: veja os planos de governo dos candidatos a prefeito de Fortaleza

0

G1 resume os principais pontos das propostas de governo dos candidatos a prefeito de Fortaleza nas eleições de 2020. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética):

Veja o perfil dos candidatos a prefeito de Fortaleza nas eleições 2020

Anízio Melo (PCdoB)

Professor Anízio (à direita) é candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PCdoB. — Foto: Reprodução

Professor Anízio (à direita) é candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PCdoB. — Foto: Reprodução

Número de páginas: 12

Resumo: Anízio Santos de Melo promete em seu plano de governo a criação do “Primeiro Cinturão de Saúde na Região Metropolitana de Fortaleza”, o qual atenderá Fortaleza e cidades da região metropolitana para controle da situação pandêmica e pós-pandêmica. O programa propõe ainda a criação de seis “Centros de Parto Normal”, vinculados a hospitais municipais; um núcleo de zoonoses em cada regional; e a ampliação das equipes de Saúde da Família, com objetivo de assistir pelo menos 80% de cobertura da cidade.

O plano de governo também estabelece a requalificação do Hospital da Mulher para que “este assuma a função estratégica de ‘Maternidade Escola de Humanização’”. Defende a implementação do passe livre estudantil, ampliação das estações de VLT para bairros periféricos, corredor exclusivo para motocicletas, além da criação de 36 novas creches. O candidato também promete deduzir parte do IPTU de estabelecimentos comerciais que fomentem a cultura.

(Leia na íntegra o plano de governo de Anízio Gomes)

Capitão Wagner (PROS)

Capitão Wagner durante sessão na Câmara dos Deputados — Foto: Câmara dos Deputados

Capitão Wagner durante sessão na Câmara dos Deputados — Foto: Câmara dos Deputados

Número de páginas: 11

Resumo: Em seu plano de governo, o candidato Capitão Wagner se compromete a zerar todas as filas de consultas, exames e cirurgias até o final do quinto mês do primeiro ano de gestão, por meio do “Programa Nova Saúde Fortaleza (NSF)”. O projeto propõe também implementar atendimento 24 horas nas unidades de referência da rede CAPS, além da criação de um “Programa de Atenção Integral ao Idoso”. Na área da educação, o candidato promete a adoção de um novo sistema de ensino e a universalização do acesso ao ensino de tempo integral. Wagner pretende também zerar a demanda de vagas para a educação infantil até o final do segundo ano de mandato.

Entre as propostas previstas estão também a implementação de uma coordenadoria especial para a promoção dos direitos da população LGBTQIA+ e a implantação de políticas públicas efetivas de qualificação e geração de emprego e renda para mulheres. Na segurança pública, o programa de governo planeja criar uma sede própria da Guarda Municipal de Fortaleza e investir em um sistema de videomonitoramento dos espaços públicos. O candidato também pretende incentivar o empreendedorismo e a geração de empregos, prometendo capacitar 90 mil trabalhadores até o fim do primeiro ano de gestão. O plano estabelece ainda a construção de pelo menos 20 mil novas moradias durante a gestão.

(Leia na íntegra o plano de governo de Capitão Wagner)

Célio Studart (PV)

Célio Studart vai disputar a Prefeitura de Fortaleza pelo PV — Foto: Divulgação

Célio Studart vai disputar a Prefeitura de Fortaleza pelo PV — Foto: Divulgação

Número de páginas: 30

Resumo: Denominado de “Fortaleza Verde”, o plano de governo propõe um desenvolvimento sustentável do município. O candidato aponta que o objetivo do programa é capacitar Fortaleza para “ser mais competitiva numa economia de baixo carbono e respeito aos recursos naturais, com justiça social e qualidade de vida para todos os cidadãos, aliada ao crescimento econômico”. Planeja a criação de um “Programa Nacional Empregos Verdes” e incentivos fiscais a empresas que possuam impactos ambientais positivos ao longo da cadeia. O candidato também promete um programa de renda mínima temporária para combater os efeitos da pandemia.

Na área da educação, o plano de governo estabelece a ampliação da jornada escolar (turno integral) para toda a educação infantil e criação de um projeto de Escola Sustentável. O candidato quer priorizar os transportes “de massa”, ampliar os sistemas cicloviários, criar faixas exclusivas, canaletas e estações de rápido embarque. Há ainda o compromisso em reduzir o volume de lixo produzido pela cidade e acabar com os vazadouros a céu aberto, substituindo-os por aterros sanitários. Também está proposto uma política de castração de animais abandonados e tutelados, a criação da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Fortaleza e a construção de novos hospitais públicos e policlínicas veterinárias. O candidato propõe ainda políticas de combate ao racismo, a discriminação contra o idoso e às pessoas com deficiência física ou mental, além de defender a liberdade sexual.

(Leia na íntegra o plano de governo de Célio Studart)

Heitor Férrer (Solidariedade)

Heitor Férrer é candidato pelo Solidariedade — Foto: José Leomar/SVM

Heitor Férrer é candidato pelo Solidariedade — Foto: José Leomar/SVM

Número de páginas: 6

Resumo: O plano é dividido em cinco temas. No programa, Heitor Férrer afirma que pretende reduzir as disparidades sociais da população fortalezense “através de maiores oportunidades com uma política pública mais justa, participativa e acolhedora e, de entender a realidade da cidade e como ela afeta a vida das pessoas”. Dentre as propostas previstas no plano, estão a implantação de um “Sistema Integrado de Transporte Metropolitano”, adesão do passe livre estudantil e manutenção dos preços das passagens dos transportes coletivos.

O plano de governo propõe ainda a elaboração de um “Plano Produtivo de Fortaleza” de estímulo ao emprego e renda, “desenvolvendo e criando parcerias de fomento à livre iniciativa e empreendedorismo”. O candidato do Solidariedade promete também implementar um programa de regularização fundiária e expandir a oferta de educação profissional técnica de nível médio na modalidade de educação à distância.

(Leia na íntegra o plano de governo de Heitor Férrer)

Heitor Freire (PSL)

Heitor Freira vai disputar as eleições para prefeito de Fortaleza pelo PSL — Foto: Reprodução SVM

Heitor Freira vai disputar as eleições para prefeito de Fortaleza pelo PSL — Foto: Reprodução SVM

Número de páginas: 17

Resumo: Heitor Freire dividiu seu plano de governo em três eixos denominados de “Ordem”, “Amor” e “Progresso”. O candidato promete “proteger os valores das famílias fortalezenses”, com propostas “alinhadas ao pensamento conservador”. No planejamento está previsto a criação de escolas militares e a recuperação das bibliotecas públicas da cidade. Na área de segurança pública, o plano de governo propõe melhorar o armamento da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), bem como a construção de uma sede própria para a GMF, além do uso de drones para monitoramento e fiscalização da cidade.

Na mobilidade urbana, Heitor Freire planeja aumentar o período de integração do Bilhete Único de Fortaleza, passando de duas para três horas. Promete também um banco de fomento aos Microempreendedores Individuais (MEI). Além disso, o candidato do PSL pretende investir no aprimoramento tecnológico dos serviços municipais da Capital por meio da criação de aplicativos.

(Leia na íntegra o plano de governo de Heitor Freire)

José Loureto (PCO)

José Loureto foi o escolhido para disputar a prefeitura de Fortaleza pelo Partido da Causa Operária (PCO) — Foto: Divulgação

José Loureto foi o escolhido para disputar a prefeitura de Fortaleza pelo Partido da Causa Operária (PCO) — Foto: Divulgação

O candidato do PCO não apresentou programa de governo para as eleições de 2020.

Luizianne Lins (PT)

Luizianne Lins vai disputar mais uma vez a Prefeitura de Fortaleza — Foto: Agência Câmara

Luizianne Lins vai disputar mais uma vez a Prefeitura de Fortaleza — Foto: Agência Câmara

Número de páginas: 23

Resumo: Luizianne Lins afirma em seu plano de governo que pretende combater o “desemprego massivo, a falência das pequenas e médias empresas, a precarização dos trabalhadores e reduzir a insegurança social das populações periféricas”. Propõe promover a qualidade de vida da sociedade por meio de políticas ambientais sustentáveis. Defende também colocar a infraestrutura ecológica da cidade e os serviços ambientais na base do planejamento urbano, priorizando o papel das bacias hidrográficas do município.

Entre os desafios do governo estabelecidos no plano está a redução das desigualdades, da pobreza e do déficit habitacional em Fortaleza. O programa estabelece ainda como meta a universalização das creches. Também na área educação, a candidata acredita na “valorização do magistério e a formação permanente das professoras e professores” como forma de melhorar a qualidade de ensino, além de possibilitar ações contra turno e educação em tempo integral. A candidata diz também que a moradia popular e a diminuição/eliminação das áreas de riscos são “direitos constitucionais que precisam ser recuperados, especialmente para a população carente que vive em habitações subnormais e sem condições de moradia”.

(Leia na íntegra o plano de governo de Luizianne Lins)

Paula Colares (UP)

Pedagoga Paula Colares é pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza pelo partido UP — Foto: Divulgação

Pedagoga Paula Colares é pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza pelo partido UP — Foto: Divulgação

Número de páginas: 81

Resumo: Paula Colares desenvolveu seu plano de governo em 17 itens. No programa, a candidata promete minimizar o desemprego em Fortaleza, “estimulando iniciativas como a abertura de frentes de trabalho, o cooperativismo sério, o crédito aos pequenos produtores, organizando a associação dos trabalhadores informais”. Paula também se manifesta a favor de uma reforma tributária municipal. A candidata também promete novos Cucas em bairros com maiores índices de pobreza, além da criação da Rede “Cuquinha”. Paula Colares também propõe políticas de assistência e inclusão às mulheres, negros e à população LGBT.

Candidata diz também que vai criar 20 mil frentes de trabalho em ações de infraestrutura da cidade. Entre as propostas previstas está também a criação de mais cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), construção de novas creches, estatização do transporte público e passe livre para estudantes e desempregados. O programa prevê ainda políticas para a educação de jovens e adultos e saúde mental dos professores. A candidata propõe também o fim das parcerias público-privadas com planos de saúde, a construção do hospital do idoso e aumento de leitos credenciados no SUS.

(Leia na íntegra o plano de governo de Paula Colares)

Renato Roseno (Psol)

Renato Roseno é candidato pelo Psol — Foto: Reprodução SVM

Renato Roseno é candidato pelo Psol — Foto: Reprodução SVM

Número de páginas: 101

Resumo: O candidato do Psol inicia o plano apresentando 50 propostas para a cidade. Ele propõe que seja criado um programa de renda básica para a população socioeconomicamente vulnerável, além de outros projetos que visam diminuir a precarização do trabalho. Roseno defende ainda a tributação e regulamentação das empresas que contratam serviços de trabalhadores por aplicativo, a produção de tecnologias para incentivar o comércio, a criação de grupos de economia solidária e de um “Plano Municipal de Previdência Social”. Em relação à saúde, o plano propõe a implantação de distritos de saúde, a ampliação das redes de atenção básica e de atenção psicossocial.

Para a educação, a ampliação da rede de educação infantil aumentando as vagas integrais e disponibilizando atendimento para crianças de 0 a 1 ano são as principais propostas. Ele também sugere eleições diretas para cargos de coordenadores e diretores de escolas e de espaços de cultura. Já na área de segurança pública, o candidato se compromete a desmilitarizar a Guarda Municipal e estabelecer uma coordenação de projetos de prevenção à violência dentro do gabinete do prefeito, além de propor a criação e ampliação de projetos que têm o objetivo de diminuir a violência contra mulheres, população LGBT e negra. A criação do “Programa de Solarização” para aumentar o uso de energia solar fotovoltaica é uma das ideias propostas para o eixo do meio ambiente e sustentabilidade. Também é mencionada a criação de uma “Secretaria de Mobilidade Humana” e a instituição de “Unidades de Bem Estar Animal”.

(Leia na íntegra o plano de governo de Renato Roseno)

Samuel Braga (Patriotra)

Samuel Braga vai concorrer nas eleições de 2020 em Fortaleza — Foto: Divulgação

Samuel Braga vai concorrer nas eleições de 2020 em Fortaleza — Foto: Divulgação

Número de páginas: 3

Resumo: Samuel Moraes Braga planeja, em seu plano de governo, implementar ações que tornem Fortaleza uma “Cidade Socialmente Justa, Ecologicamente Sustentável, e Economicamente Viável”. Entre as propostas, está a criação de uma Unidade Hospital com atendimento exclusivo para idosos, policlínicas para “consulta clínica com médicos de diferentes especialidades”, além da criação de um Hospital Veterinário Público. O candidato do Patriota propõe ainda o “Bolsa Pet”, programa realizado “em forma de doação de alimentos para animais, que tenham sido adotados como animalzinho de rua”.

Samuel também diz que vai criar o Programa Câmbio Verde, no qual famílias de baixa renda receberão um Kit de Frutas e Verduras, pela troca de Resíduos Recicláveis. Na pauta educacional, Samuel promete Escola de Saúde Pública Municipal e a criação de um Centro de Referência em Educação Ambiental.

(Leia na íntegra o plano de governo de Samuel Braga)

Sarto Nogueira (PDT)

Sarto Nogueira é o candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza — Foto: SVM

Sarto Nogueira é o candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza — Foto: SVM

Número de páginas: 5

Resumo: O candidato do PDT, Sarto Nogueira, promete em seu plano de governo dar continuidade e expandir as políticas dos últimos oito anos desenvolvidas durante a gestão do prefeito Roberto Cláudio. Os eixos estratégicos de desenvolvimento estabelecidos no programa seguem o Plano Urbanístico e Socioeconômico “Fortaleza 2040”. Sarto indica que políticas como a escola de tempo integral, a expansão e aperfeiçoamento da rede de saúde, o combate ao déficit habitacional, as obras de infraestrutura urbana de drenagem e saneamento ambiental promovem impactos em comunidades inteiras.

Na área econômica, o plano aponta que a execução orçamentária, o apoio e fomento à iniciativa privada e as forças produtivas, com foco nos micros e pequenos negócios, sobretudo das áreas periféricas, bem como em nichos específicos com grande potencial de geração de emprego, terão papel central na gestão do candidato, segundo o programa.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário