Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Uso de máscara é a medida mais descumprida no Parque do Cocó, aponta fiscalização

0

Na manhã deste domingo (25), blitze de órgãos de fiscalização flagraram atitudes de descumprimento às medidas preventivas contra a Covid-19 no Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza. O local é uma das opções de destinos naturais para passeios e esportes, aos fins de semana.

Agentes da Secretaria do Meio Ambiente, da Agência de Fiscalização de Fortaleza e do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente abordaram diversas pessoas, entre adultos e crianças, caminhando sem máscara de proteção ou utilizando o equipamento de forma incorreta, abaixo do nariz, o que reduz ou anula a eficácia da barreira ao vírus.

Ciclistas foram vistos sem respeitar o distanciamento mínimo de 1,5m — Foto: Helene Santos

Ciclistas foram vistos sem respeitar o distanciamento mínimo de 1,5m — Foto: Helene Santos

Grupo de dezenas de ciclistas que fazia uma parada no parque foi visto desrespeitando também outra medida sanitária básica: o distanciamento físico mínimo de 1,5m. No cenário flagrado diversas pessoas se reuniam em piqueniques, a maioria destas usando proteção facial.

Fiscalização

Agentes de fiscalização mediam temperatura no local — Foto: Helene Santos

Agentes de fiscalização mediam temperatura no local — Foto: Helene Santos

Circulando entre elas, educadores ambientais portavam cartilhas educativas, termômetros digitais, álcool em gel e máscaras, a fim de aferir a temperatura dos frequentadores, incentivar a higienização das mãos e o uso do equipamento facial a quem estava sem ele.

Paulo Lyra, diretor-gestor do Parque do Cocó, afirma que “cerca de 97% dos abordados estavam com temperatura ideal”, e ao restante foi recomendado manter vigilância ou ir para casa. A recusa quanto ao uso da máscara, entretanto, é a atitude mais comum entre os frequentadores.

“Elas insistem em não usar, com as desculpas mais esfarrapadas: ‘esqueci no carro’, ‘deixei em casa’, ‘não acredito que a máscara proteja’, ‘não acredito nessa doença’. Nesses casos, entregamos uma máscara à pessoa. Mas a gente dá as costas e elas tiram”, lamenta o gestor, afirmando que “o intuito não é arrecadar com multas, mas fazer a lei estadual ser cumprida”.

As ações de fiscalização e educativas visam orientar a população sobre a importância das medidas básicas contra a Covid-19. O descumprimento desta última medida configura infração, gerando multa entre R$ 100 a R$ 300.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário