Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Bio-Manguinhos afirma que vacina de Oxford será entregue ao SUS quando aprovada

0

Equipe Focusfocus@focus.jor.br

Desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca junto à Universidade de Oxford, a vacina contra o coronavírus será entregue ao SUS (Sistema Único de Saúde) quando aprovada para distribuição. A informação foi garantida neste domingo, 1º, por Maurício Zuma, diretor de Bio-Manguinhos, unidade produtora de imunobiológicos da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

A Fiocruz e a AstraZeneca têm um acordo para transferência de tecnologia para o desenvolvimento da vacina, que já está na fase 3 dos testes clínicos e é considerada uma das mais promissoras do mundo. No Brasil, os testes do imunizante estão sendo feitos pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), segundo o site Uol.

De acordo com o cronograma da Fiocruz, os primeiros resultados dos testes clínicos serão apresentados em novembro. Depois, em janeiro de 2021, está prevista a chegada da matéria-prima para o início da produção da vacina e a submissão do registro à Anvisa. Vale ressaltar que a expectativa é de que 30 milhões de doses do imunizante estejam prontas em fevereiro.

Compartilhe

Deixe um comentário