Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Candidatos para Senador do Ceará

0

Por g1 CE

 


Eleições 2022: candidatos ao senado no Ceará — Foto: Divulgação

Eleições 2022: candidatos ao senado no Ceará — Foto: Divulgação

O Ceará deve ter quatro candidatos ao Senado nas eleições 2022. Os postulantes que já registraram candidatura podem abrir mão ao longo da campanha, o que pode gerar mudanças no cenário eleitoral.

Os candidatos registrados na Justiça Eleitoral foram aprovados em convenções partidárias para concorrer ao cargo de senador, com mandato de oito anos no Congresso Nacional.

LEIA TAMBÉM:

Camilo Santana (PT) – 131

 

Camilo é candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) e teve candidatura oficializada em convenção partidária ocorrida no dia 30 de julho, quando Elmano de Freitas foi confirmado como escolha do partido para disputa pelo Palácio da Abolição.

Contudo, o nome dele já era cotado para a disputa desde a renúncia à liderança do Executivo estadual, realizada antes do prazo para desincompatibilização eleitoral. Camilo é casado com Onélia Santana, com quem teve três filhos.

Carlos Silva (PSTU) – 160

 

Carlos Silva foi escolhido pelo PSTU para concorrer ao Senado no mesmo evento partidário que definiu as escolhas para governador e vice-governador pela legenda. Carlos é natural de Iguatu (CE). Ele é casado e tem 42 anos. Ele tem como suplentes Antônio Ferreira Félix e Maria do Carmo Santiago Silva.

Em 2020, Carlos Silva se candidatou a prefeito de Iguatu, mas não foi eleito. A eleição para senador ocorre em uma chapa pura pelo PSTU, que não se coligou a nenhum outro partido.

Kamila Cardoso (Avante) – 700

 

A candidata Kamila Cardoso foi oficializada em convenção realizada pelo partido na sexta-feira (5), em Fortaleza.

A chapa indicou a candidatura da advogada no lugar do Pastor Paixão (PTB), que teve candidatura oficializada pelo diretório petebista no Ceará em encontro estadual ocorrido no dia 9 de julho — antes do prazo indicado para realização das convenções.

Érika Amorim (PSD) – 555

 

Atualmente no primeiro mandato como deputada estadual, Érika Amorim foi a mulher mais votada para deputada estadual no Ceará, com 86.320 votos. Na Casa Legislativa, a parlamentar assumiu a presidência da Comissão da Infância e Adolescência da Casa, além da terceira secretaria da Mesa Diretora, em 2021.

Formada em Administração de Empresas, mestranda em Ciência Política, Érika é esposa do ex-prefeito de Caucaia Naumi Amorim. Atualmente, ela está na presidência estadual do PSD Mulher.

O que faz um senador

 

É função do senador cuidar das leis, legislar. Seja propor que novas regras sejam criadas, adaptar as já existentes, seja sugerir que determinado regramento deixe de existir. É uma função correlata à dos deputados federais, pois Câmara e Senado atuam em sistema bicameral: o que uma Casa analisa e aprova, a outra também deve avaliar e aprovar ou não. Outra tarefa é fiscalizar as ações do Poder Executivo. Os parlamentares contam com auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU) para avaliar a aplicação de recursos do orçamento federal, aprovar o Orçamento da União e podem pedir informações por escrito a órgãos do governo.

O que faz um senador?

Compartilhe

Deixe um comentário