Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

O Globo sobre presidente Lula: “Em que planeta ele vive?”

0

Jornal classificou honrarias ao ditador Nicolás Maduro como “vexatórias”

Nesta quarta-feira (31), o jornal O Globo engrossou a enxurrada de críticas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem recebendo pelas honrarias “efusivas” ao ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. Em editorial, o veículo questionou em que “planeta” o petista vive e classificou o seu discurso como “recheado de incoerência e exagero”.

Para o periódico, “é conhecido o apego do presidente às ‘ditaduras amigas’ do PT”, como Cuba, Nicarágua e Venezuela, mas “passou muito do tom a recepção efusiva ao ditador venezuelano”. O texto afirmou que chamar de “narrativas” a ausência de democracia no país vizinho configura uma “ofensa às famílias das vítimas da ditadura”.

Leia tambémApós parto, mulher contrai bactéria comedora de carne
Morte na família de Kakay muda planos de Nicolás Maduro
Coreia do Norte condena bebê de 2 anos à prisão perpétua
Lula oferece dinheiro do BNDES para ajudar países vizinhos
Presidente do Chile rebate Lula sobre Venezuela: “Não é uma narrativa”

– Em que planeta vive ele? Ao contrário do que diz, os ataques à democracia na Venezuela estão longe de ser fantasia. São fatos comprovados por organizações internacionais e locais que tentam resistir à asfixia imposta pelo governo autocrata. Lula parece não querer enxergar o óbvio: o regime chavista, que se perpetua no poder há duas décadas e meia manipulando regras eleitorais e manietando as instituições, é marcado por violação de direitos humanos, censura à imprensa, perseguição a opositores, submissão de Judiciário e Legislativo ao Executivo e práticas perversas que não fazem parte do cotidiano de Estados democráticos – apontou O Globo.

Na sequência, o jornal frisou que a Venezuela mantém 300 presos políticos, prende jornalistas, sindicalistas e cidadãos dissidentes. Também citou os 7 milhões de refugiados venezuelanos e as crises econômica, social e humanitária que o país enfrenta.

– Lula foi eleito para seu terceiro mandato sob a bandeira da defesa da democracia. Reuniu uma frente ampla num momento em que as instituições republicanas eram ameaçadas pela conspiração golpista que eclodiria no 8 de janeiro. É no mínimo contraditório que celebre com desenvoltura um regime oposto a tudo que pregou aos eleitores – observou.

Por fim, O Globo assinalou que nenhum outro chefe de Estado que compareceu à cúpula da América Latina nesta terça-feira (30) foi tão “bajulado” quanto Maduro e que tal postura do presidente é “vexatória”.

pleno news

Compartilhe

Deixe um comentário