Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Uma a cada 10 pessoas no Ceará já tem idade acima dos 65 anos

0

Os avanços científicos na área médica têm garantido anos a mais na vida aos brasileiros. Na década de 1930, um brasileiro vivia em média de 36 anos e 5 meses. Na década de 1960, subiu para 54 anos e 2 meses, como explica a matéria da Tribuna Band News FM. Já em 1980, a expectativa de vida era de 62 anos e 2 meses. Em 2000, 70 anos. E, hoje, a média é de 75 anos.

Pode até parecer muito tempo, mas a tendência é de expectativas de vida cada vez mais longas. Pesquisas já apontam que as crianças da atual geração podem chegar aos 120 anos de idade.

Para a médica Paulo Castelo Fernandes, uma população mais velha requer também mais atenção. “Nós temos grandes desafios pela frente. O que fazer com todas essas pessoas vivendo tanto tempo? Nós temos que ter serviço de saúde de prevenção para atender essas pessoas”, diz.

Geralda Cavalcante está com 77 anos e diz que vive muito bem. E, com mais idosos, aumentam também os problemas de saúde que chegam com a idade. A visão merece atenção especial, já que pode interferir na qualidade de vida.

É o que diz o oftalmologista Ednar Guedes. “A gente pode diferenciar a cegueira reversível, no caso a catarata, e a irreversível, onde as principais são glaucoma, degeneração ocular relacionada a idade e a diabetes”, explica.

Nesta fase da vida, os cuidados são indispensáveis, e aqui estamos falando também do afeto que estimula os idosos a se manterem sempre ativos. Caúla Barros, 62 anos, encontrou isso no Lar Torres de Melo.

O Lar Torres de Melo atende 220 idosos e realiza diariamente atividades para garantir a qualidade de vida deles por mais tempo.

As leis também foram regulamentadas para assegurar o conforto que a idade exige. De acordo com a defensora pública Roberta Quaranta, apesar do Estatuto do Idoso de 2003, ainda existem muitos desafios para garantia de um envelhecimento com dignidade.

Em Fortaleza, entre 2013 e 2015, o número de pessoas com mais de 65 anos passou de 294 mil para 324 mil. No Estado, cresceu de 821 mil para 950 mil pessoas. Isso significa que aproximadamente 1 em cada 10 pessoas hoje no Ceará tem mais de 65 anos.

Tribuna do Ceará

Compartilhe

Deixe um comentário