Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Ex-presidente da estatal Valec é preso pela PF

0

A Polícia Federal prendeu o ex-presidente da Valec, José Francisco das Neves, o Juquinha, em desdobramento da Operação De Volta aos Trilhos nesta sexta-feira (2). A prisão já havia sido solicitada pelo Ministério Público Federal, em Goiás, mas foi negada pela Justiça. Após a deflagração da operação, em 25 de maio, a Justiça atendeu uma nova solicitação da Procuradoria.

A Operação De Volta aos Trilhos é um dos desdobramentos da Lava Jato, e é nova etapa das Operações O Recebedor e Tabela Periódica. Ela se baseia em acordos de colaboração premiada assinados com a Procuradoria por executivos da Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez. Eles confessaram o pagamento de propina a Juquinha, então presidente da Valec.

Juquinha e seu filho já foram condenados na ação penal nº 18.114-41.2013.4.01.3500, da Operação Trem Pagador.

Sofreram pena de, respectivamente, 10 e 7 anos de reclusão, por formação de quadrilha e lavagem de aproximadamente R$ 20 milhões provenientes da prática de crimes de cartel, fraudes em licitações, peculato e corrupção nas obras de construção da Ferrovia Norte-Sul, praticados por Juquinha quando presidiu a Valec. Ambos aguardavam o julgamento de seus recursos em liberdade.

JB

Compartilhe

Deixe um comentário