Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Lisboa: Santo António também foi um oficial do Exército Português

0

Lisboa, 02 jun 2017 (Ecclesia) – O coronel Ribeiro de Faria considera que a figura de Santo António foi “motivadora” e “enchia de confiança” os portugueses que com ele combatiam na guerra.

Na conferência «Santo António, soldado de Portugal», no colóquio internacional «A devoção a Santo António em Portugal e no Brasil», o coronel Manuel Ribeiro de Faria disse que a maioria das pessoas “desconhece que Santo António foi oficial do Exército Português”, referiu à Agência ECCLESIA.

Neste congresso a decorrer em Lisboa, de 31 de maio a 02 de junho, e promovido pelo Museu Santo António, o coronel na situação de reforma realçou que “Santo António nunca deu nenhum tiro, mas permitiu que os soldados tivessem a confiança na vitória”.

“A sua espingarda era o evangelho” e a sua figura “leva as pessoas a excederem-se nas suas capacidades”, frisou.

O antropólogo Cyril Isnart que refletiu sobre «As presenças do Santo. Turistas e devotos na Igreja-casa de Santo António em Lisboa» disse que existe “uma grande afluência de pessoas” naquela igreja situada junto à Sé de Lisboa.

As visitas ao “Santuário de Santo António” devem-se, sobretudo, há “grande devoção” que as “turistas e peregrinos” têm pelo santo, sublinhou este antropólogo francês.

A figura de Santo António é “muito eclética” visto que vai do “lado militar até ao santo casamenteiro”, disse à Agência ECCLESIA Paulo Mendes Pinto.

«Santo António, uma ferramenta para um laboratório de identidade» foi o tema da conferência deste professor da Universidade Lusófona onde referiu que a figura de Santo António “é uma referência da cidade de Lisboa” e “entra diariamente na vida das pessoas”.

Esta atividade está integrada nas festas de junho, em Lisboa, e com a organização deste colóquio o Museu de Lisboa “dá mais um passo para a criação do anunciado Centro de Estudos e de Investigação dedicados à vida, obra e culto a Santo António”.

Compartilhe

Deixe um comentário