Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Longa chileno abre 27º Cine Ceará no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza

0

“Uma mulher fantástica” (Una mujer fantástica), de Sebastián Lelio, abre, neste sábado (5), a Mostra Competitiva do 27º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. O filme, que conquistou o Urso de Prata de roteiro e o Prêmio Teddy no Festival de Berlim, será exibido em avant première no Brasil. A exibição ocorre do Cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza. A 27ª edição do Cine Ceará acontece de 5 a 11 de agosto, em Fortaleza.

Sete longas disputam o troféu Mucuripe nas categorias melhor filme, direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator e atriz. O júri desta edição do Cine Ceará é composto por Ernesto Garratt Viñes (Chile), Isabel Martínez (Costa Rica), Luis Peirano (Peru), Maria Dora Mourão (Brasil) e Victor Luckert Barela (Venezuela).

A abertura oficial do 27º Cine Ceará tem início às 19h30, no Cineteatro São Luiz, com a entrega de certificados aos alunos do projeto Enel Compartilha Animação. Em seguida será exibido o curta “A luz da mata”, que os alunos produziram sob a orientação do professor e cineasta Telmo Carvalho.

Enquanto isso, as exibições seguem na Praça do Ferreira, com o Cinema na Praça, com início às 20h, em quatro dias de programação a mostra na praça exibirá 18 curtas. No primeiro dia, serão projetados “A casa das horas”, de Heraldo Cavalcanti, “Abissal”, de Arthur Leite; e “Jus”, de Marcelo Dídimo.

Na Caixa Cultural Fortaleza continua a Mostra de Cinema Chileno, iniciada no dia 1º de agosto, como parte da programação do Cine Ceará. Às 14h, acontece a Master Class de Ernesto Garratt sobre “O Cinema de Pablo Larraín”, diretor chileno mais conhecido da atualidade. Dele, será exibido, às 15h, o filme “Tony Manero”, seu primeiro longa, datado de 2008. Na sequência, a Mostra de Cinema Chileno exibe às 17h “Mar”, de Dominga Sotomayor, e às 19h “A dança da realidade”, de Alejandro Jodorowsky, um dos dois cineastas chilenos homenageados nesta mostra.

Toda a programação do Cine Ceará é gratuita. Os ingressos para a Mostra de Cinema Chileno são distribuídos na bilheteria da Caixa Cultural Fortaleza a partir de uma hora antes do início de cada sessão. Para a abertura oficial do festival, no Cineteatro São Luiz, a distribuição de ingressos duplos tem início na sexta-feira, dia 4, às 14h, na bilheteria do cinema. Nos outros dias, a programação do festival estará também no Cinema do Dragão, Hotel Oásis Atlântico, Instituto do Ceará e Porto Iracema das Artes. Para conferir a programação completa clique aqui.

Serviço

27° Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema

Data: 5 a 11 de agosto de 2017

Locais:

  • Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n – Centro);
  • Cinema do Dragão – Sala 2 (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, R. Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema,)
  • Hotel Oásis Atlântico (Av. Beira Mar, 2.500 – Meireles)
  • Instituto do Ceará (Rua Barão do Rio Branco, 1.594, Centro)
  • Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 , Praia de Iracema)
Compartilhe

Deixe um comentário