Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Resumo do dia/Sexta-feira, 1º de setembro de 2017

0

Por G1

A economia brasileira cresceu 0,2% no 2º trimestre na comparação com o trimestre anterior. O IBGE, responsável pelo levantamento, disse que não é possível chamar de recuperação. Outros economistas ouvidos dizem que há sinais consistentes de melhora. De concreto os dados indicam que o brasileiro voltou a gastar, impulsionando o PIB.

Cresceu pouco, mas cresceu

Foi o 2º trimestre de variação positiva do PIB e a primeira vez desde 2014 que houve crescimento se comparado ao mesmo período de 1 ano atrás. A liberação das contas inativas do FGTS, usada para pagar dívidas ou poupar, também foi para o consumo, na visão do IBGE. Consultores econômicos disseram que há fundamentos “para o crescimento consistente da economia”.

Educação Financeira: Saiba o que é o PIB e como ele é calculado

Educação Financeira: Saiba o que é o PIB e como ele é calculado

Volta antecipada?

Michel Temer estuda antecipar o retorno da China para o Brasil em razão da possibilidade de o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentar até a próxima quarta uma nova denúncia contra o presidente, segundo apurou o G1. Conforme o cronograma divulgado pelo porta voz Alexandre Parola, Temer embarcaria de volta ao país na terça.

Presidente Michel Temer comenta na China os resultados do PIB

Presidente Michel Temer comenta na China os resultados do PIB

Pedido de absolvição

O Ministério Público Federal (MPF) pediu a absolvição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do banqueiro André Esteves numa ação na qual eles foram acusados de tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. O MPF diz não ter encontrado evidências de que Lula e André Esteves cometeram o crime de obstrução de Justiça.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva veste roupa típica do sertão durante evento da campanha 'Lula pelo Brasil' em Feira de Santana (BA).  (Foto: Lúcio Távora/AFP) O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva veste roupa típica do sertão durante evento da campanha 'Lula pelo Brasil' em Feira de Santana (BA).  (Foto: Lúcio Távora/AFP)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva veste roupa típica do sertão durante evento da campanha ‘Lula pelo Brasil’ em Feira de Santana (BA). (Foto: Lúcio Távora/AFP)

Quadro Negro

Um delator disse que desvios de dinheiro descobertos pela Operação Quadro Negro – que investiga a construção de escolas – serviriam para bancar as campanhas do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB). O governador nega. O mesmo delator diz que o ministro da Saúde, Ricardo Barros, participou da “venda” de cargo no governo do Paraná. O ministro refutou as acusações.

Delator conta que dinheiro desviado era entregue em caixas de vinho

Delator conta que dinheiro desviado era entregue em caixas de vinho

Abuso sexual

A mulher que foi vítima de um abusador em um ônibus em São Paulo criticou a decisão da Justiça em libertar o agressor Diego Ferreira de Novais, de 27 anos, que tem 15 passagens pela polícia incluindo três prisões por estupro. “A decisão do juiz doeu muito, muito mesmo. É como se eu estivesse sozinha”, afirmou Cintia Souza, de 23 anos. Leia mais.

Montagem mostra homem que ejaculou em mulher deixando delegacia e o momento em que ele ficou preso dentro do ônibus (Foto: Reprodução) Montagem mostra homem que ejaculou em mulher deixando delegacia e o momento em que ele ficou preso dentro do ônibus (Foto: Reprodução)

Montagem mostra homem que ejaculou em mulher deixando delegacia e o momento em que ele ficou preso dentro do ônibus (Foto: Reprodução)

Vídeo da barbárie

A Polícia Civil do Amazonas divulgou vídeos do início do massacre de mais de 50 presos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus. Muitos dos presos foram esquartejados durante rebelião na unidade prisional na Zona Rural da capital amazonense, no dia 1º de janeiro deste ano.

Imagens mostram presos do Compaj

Imagens mostram presos do Compaj

Bendito erro

Um motorista de Uber que, segundo a imprensa britânica, pretendia atacar o Castelo de Windsor com uma espada de samurai teve o atentado frustrado por causa de seu navegador de GPS. Mohiussunnath Chowdhury acabou em frente a um pub com o mesmo nome do palácio . Em seguida, decidiu ir até o Palácio de Buckingham, onde acabou preso pela polícia local.

Palácio de Buckingham, residência oficial da Rainha Elizabeth II (Foto: Fernanda Calgaro/G1) Palácio de Buckingham, residência oficial da Rainha Elizabeth II (Foto: Fernanda Calgaro/G1)

Palácio de Buckingham, residência oficial da Rainha Elizabeth II (Foto: Fernanda Calgaro/G1)

Brasileira também consegue

A crosta de formigas-de-fogo que usam seus próprios corpos para criar uma espécie de balsa e flutuar pelas áreas inundadas pela passagem do furacão Harvey não é só “tecnologia norte-americana”. Na Amazônia, como existem mais rios, é mais comum ver as ‘bolas de formigas'”, disse o biólogo Carlos Roberto Ferreira Brandão. Leia mais detalhes.

Formigas criam 'balsas' para se salvarem durante enchentes nos EUA (Foto: Reprodução/TV Globo) Formigas criam 'balsas' para se salvarem durante enchentes nos EUA (Foto: Reprodução/TV Globo)

Formigas criam ‘balsas’ para se salvarem durante enchentes nos EUA (Foto: Reprodução/TV Globo)

Vem, asteroide!

Ao contrário do que alguns propagaram, o asteroide Florence passará nesta sexta a 7 milhões de km da Terra, o equivalente a 18 vezes a distância entre o planeta e a Lua, e não significará nenhuma ameaça à humanidade. Mas, pela relativa proximidade, os astrônomos acreditam que é uma oportunidade única para estudar o corpo celeste. Veja onde assistir.

Ilustração da Nasa mostra asteroide Florence, maior asteroide que se aproximou da Terra em mais de um século   (Foto: NASA/ AFP) Ilustração da Nasa mostra asteroide Florence, maior asteroide que se aproximou da Terra em mais de um século   (Foto: NASA/ AFP)

Ilustração da Nasa mostra asteroide Florence, maior asteroide que se aproximou da Terra em mais de um século (Foto: NASA/ AFP)

A importância de dividir

Uma “aula” para crianças em que se tenta passar a importância de dividir foi postada no Facebook e viralizou. Na atividade, para crianças de até 3 anos, os alunos aprendem a compartilhar o alimento colocado em um prato. As crianças são incentivadas pela professora a dividirem a banana com o amiguinho que ficou sem. Confira o vídeo.

Crianças participam de atividade sobre a importância de dividir (Foto: Reprodução) Crianças participam de atividade sobre a importância de dividir (Foto: Reprodução)

Crianças participam de atividade sobre a importância de dividir (Foto: Reprodução)

Curtas e rápidas

Compartilhe

Deixe um comentário