Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Forte terremoto deixa mortos no México

0

Resumo

  • Terremoto do México é um dos mais fortes já ocorridos na América Latina
  • Há mortos em 3 estados mexicanos
  • Fortes tremores secundários seguem ocorrendo

Acompanhe

Forte terremoto atinge o México e deixa dezenas de mortos

Forte terremoto atinge o México e deixa dezenas de mortos

O presidente do México, Henrique Peña Nieto, alertou os moradores de Hidalgo, Puebla e Veracruz para a possibilidade de fortes chuvas

O presidente do México, Henrique Peña Nieto, alertou a população mexicana para a aproximação do furacão Katia

Ao menos 60 pessoas morreram no terremoto no México, segundo as autoridades locais – 45 pessoas morreram em Oaxaca, 12 em Chiapas e 3 em Tabasco.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, disse no Twitter que “a força da unidade e a solidariedade dos mexicanos é muito maior” que a força devastadora da natureza.

Hotel é visto parcialmente desmoronado em Matias Romero, Oaxaca, no México

Hotel é visto parcialmente desmoronado em Matias Romero, Oaxaca, no México

Hotel é visto parcialmente desmoronado em Matias Romero, Oaxaca, no México (Foto: Felix Marquez/AP)

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, visita Juchitán, em Oaxaca, uma das regiões mais atingidas pelo terremoto.

Intercambista paranaense no México fala sobre terremoto; ‘estamos todos arrasados’

Intercambista paranaense no México fala sobre terremoto; ‘estamos todos arrasados’

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, disse que a prioridade em Juchitán é restabelecer o abastecimento de água e alimentos, além de atender os feridos.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, está em uma das zonas mais afetadas pelo terremoto em Oaxaca.

Cachorro é visto sobre escombros de uma parede que desmoronou durante o terremoto na Cidade do México

Cachorro fica em cima dos escombros de uma parede que desmoronou durante terremoto, na Cidade do México

Cachorro fica em cima dos escombros de uma parede que desmoronou durante terremoto, na Cidade do México (Foto: Marco Ugarte/AP)

Um veículo é esmagado por um muro que desmoronou durante o terremoto na Cidade do México

Um veículo é esmagado por um muro que desmoronou durante terremoto, na Cidade do México

Um veículo é esmagado por um muro que desmoronou durante terremoto, na Cidade do México (Foto: Marco Ugarte/AP)

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, viajou nesta sexta ao estado de Chiapas para visitar as áreas mais afetadas pelo poderoso terremoto que sacudiu o centro e sul do país, segundo a EFE.

45 pessoas morreram em Oaxaca, 10 em Chiapas e 3 em Tabasco, segundo o chefe da defesa civil do México, Luis Felipe Puentes.

Ao menos 58 pessoas morreram em decorrência do terremoto no México, segundo autoridades do país, informou a AFP.

Parte de edifício desaba sobre dois carros estacionados após o terremoto em Oaxaca, no México

Parte de edifício desaba sobre dois carros estacionados após terremoto, em Oaxaca, no México

Parte de edifício desaba sobre dois carros estacionados após terremoto, em Oaxaca, no México (Foto: Luis Alberto Cruz/AP)

co manifestou apoio às pessoas que sofrem as consequências do terremoto que sacudiu o México e do furacão Irma, que passa pelo Caribe.

Papa Francisco chega à missa em Villavicencio, na Colômbia

Papa Francisco chega à missa em Villavicencio, na Colômbia (Foto: AP Foto / Ricardo Mazalan)

Terremoto de magnitude 8,2 no México deixa 35 mortos

Terremoto de magnitude 8,2 no México deixa 35 mortos

Pessoas sao vistas em volta dos escombros de um edifício após terremoto, em Oaxaca, no México

Pessoas sao vistas em volta dos escombros de um edifício após terremoto, em Oaxaca, no México

Pessoas sao vistas em volta dos escombros de um edifício após terremoto, em Oaxaca, no México (Foto: Luis Alberto Cruz/AP)

Soldados removem escombros de um edifício após terremoto, em Oaxaca, no México

Soldados removem escombros de um edifício após terremoto, em Oaxaca, no México

Soldados removem escombros de um edifício após terremoto, em Oaxaca, no México (Foto: Luis Alberto Cruz/AP)

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, agradeceu no Twitter a ajuda internacional recebida pelo país e as demonstrações de solidariedade.

Na capital do estado de Chiapas, Tuxtla Gutiérrez, o monumento do parque Morelos Bicentenário foi danificado. As cabeças de duas estátuas de figuras femininas de mãos dadas que o compõem caíram.   As coloridas ruas de San Cristóbal de las Casas, também em Chiapas, sofreram rachaduras e buracos devido ao violento tremor.

Várias igrejas, câmaras municipais e outros monumentos turísticos e infra-estruturas foram afetados pelo violento terremoto no México. Em Juchitán, a câmara municipal ficou parcialmente reduzida a escombros, e a Igreja de San Vicente Ferrer, que data do século XVI, ficou destruída em sua maioria, sem deixar rastro de uma de suas torres.

“A situação em Juchitán é crítica; este é o momento mais terrível de nossa história”, disse a prefeita, Gloria Sánchez, depois do terremoto, que também abalou a Guatemala e El Salvador.

A cidade de Juchitán, no Estado de Oaxaca, próxima do epicentro, foi especialmente atingida, e seções da prefeitura, um hotel, um bar e outros edifícios foram reduzidos a escombros.

O Papa Francisco, que está na Colômbia, orou pelas vítimas do terremoto no México e do furacão Irma.

Terremoto atinge o México; FOTOS glo.bo/2vT0xfX #Mexico #G1Terremoto atinge o México; FOTOS glo.bo/2vT0xfX #Mexico #G1

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, afirmou que 90% dos locais em que houve queda de energia já voltaram ao normal. Os transportes públicos, segundo ele, estão funcionando.

O tremor também foi sentido na Guatemala, onde provocou o corte de energia elétrica em algumas áreas do oeste do país.

A capital e sua região metropolitana, com mais de 20 milhões de habitantes, não registraram muitos problemas, no entanto, e os transportes públicos seguiram com funcionamento normal. O aeroporto internacional suspendeu momentaneamente algumas operações.

As autoridades mencionaram vidros quebrados, quedas de objetos em avenidas, mas até o momento não há informações sobre incidentes relacionados com pessoas.

O governador de Chiapas, Manuel Velasco, confirmou que duas das três mortas no estado são mulheres que moravam em San Cristóbal de las Casas.

As autoridades advertem que este número de 35 mortos pode aumentar nas próximas horas.

Último balanço de vítimas: 35 mortos. 25 em Oaxaca, 7 em Chiapas e 3 em Tabasco.

O Ministério de Relações Exteriores informou que, até o momento, não há registro de brasileiros entre as vítimas do terremoto no México.

 A televisão mexicana exibiu imagens do mar recuando cerca de 50 metros, e as autoridades retiraram os moradores de algumas áreas litorâneas.

O tremor foi sentido até na vizinha Guatemala e desencadeou ondas de 0,7 metro no México, informou o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico.

Vidraças arrebentaram no aeroporto da Cidade do México, e vários bairros da cidade ficaram sem energia, afetando mais de um milhão de pessoas. A cornija de um hotel caiu na cidade turística de Oaxaca, no sul, segundo uma testemunha.

Equipes de resgate trabalharam noite adentro em áreas muito afetadas para procurar pessoas presas em edifícios que desmoronaram.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) disse que o epicentro do sismo de magnitude 8,1 ocorreu no Oceano Pacífico, a 87 quilômetros ao sudoeste da cidade de Pijijiapan, no empobrecido estado de Chiapas, e a uma profundidade de cerca de 69 quilômetros.

Um porta-voz dos serviços de emergência disse ter confirmado sete mortes no Estado vizinho de Chiapas. Mais cedo o governador de Tabasco, Arturo Nunez, havia dito que duas crianças morreram em seu Estado.

O governador Alejandro Murat disse que 23 mortes foram registradas em Oaxaca, 17 delas na cidade de Juchitán.

Vários prédios sofreram danos graves em partes do sul mexicano. Alguns dos piores relatos iniciais partiram da cidade de Juchitán, no Estado de Oaxaca, onde seções da prefeitura, um hotel, um bar e outros edifícios foram reduzidos a escombros.

Aparentemente o terremoto foi mais forte do que um tremor devastador de 1985 que arrasou partes da Cidade do México e matou milhares de pessoas, mas desta vez os danos na capital foram limitados.

O governo do Equador está retirando moradores de 4 ilhas do arquipélago de Galápagos, inclusive da maior, Isabela.

Terremoto no México

Terremoto no México (Foto: Arte G1)

32 mortos: 23 em Oaxaca, 7 em Chiapas e 2 em Tabasco.

O número de mortos subiu a 32, segundo o governo mexicano.

O terremoto deixou pelo menos 2 feridos na Guatemala, além de ter destruído 24 imóveis, segundo a contagem preliminar das autoridades, que não falam de mortos.

Muitos mexicanos se recordam do terremoto de setembro de 1985, que deixou um balanço oficial de mais de 10 mil mortos. Algumas organizações civis mencionam mais de 20 mil mortes. Desde então, o governo adotou regras mais rígidas para a construção e em relação aos planos de proteção civil.

O México fica entre cinco placas tectônicas e é um dos países que registra maior atividade sísmica no mundo.

O tremor também foi sentido na Guatemala, onde provocou o corte de energia elétrica em algumas áreas do oeste do país.

As autoridades alertaram para a possibilidade de um tremor secundário superior a 7 graus nas próximas horas. Até o momento, foram registrados mais de 100 terremotos de menor intensidade.

Especialistas explicaram que o terremoto não foi sentido na Cidade do México da mesma maneira que outros de menor intensidade porque o epicentro está a 800 km da capital, que é afetada sobretudo por tremores registrados na costa de Guerrero, a 400 km.

A capital e sua região metropolitana, com mais de 20 milhões de habitantes, não registraram muitos problemas, no entanto, e os transportes públicos seguiram com funcionamento normal. O aeroporto internacional suspendeu momentaneamente algumas operações.

Milhares de moradores da Cidade do México saíram de suas casas quando receberam o alerta sísmico, que avisa a população um minuto antes de um tremor.

Na cidade de Juchitán, em Oaxaca, vizinho de Chiapas, um hotel desabou e várias casas sofreram danos.

As aulas foram suspensas em vários estados, incluindo a capital, para uma revisão estrutural das escolas.

As autoridades advertem que este número de mortes pode aumentar nas próximas horas.

O pânico se espalhou de norte a sul do país entre seus 120 milhões de habitantes.

“É o maior tremor registrado no país nos últimos anos”, afirmou o presidente Enrique Peña Nieto, em uma mensagem transmitida na televisão momentos depois do abalo sísmico.

O terremoto aconteceu às 23H49 locais (01H49 de Brasília, sexta-feira) perto da cidade de Tonalá (Chiapas), a quase 100 km da costa, a uma profundidade de 19 quilômetros.

Na costa do Pacífico central e sul do México, um alerta de tsunami foi ativado para a possibilidade de ondas de até quatro metros. A advertência foi levantada pouco depois. Localidades costeiras receberam ordem de evacuação.


O terremoto afetou pelo menos dez estados do sul e do centro do México, e até 50 milhões de pessoas – quase a metade da população nacional – puderam senti-lo.

Até agora, foram sentidas pelo menos 65 réplicas do tremor. A maior delas teve magnitude 6,1.

Tremor deixou atá agora 15 mortos: 10 em Oaxaca, 3 em Chiapas e 2 em Tabasco.

Terremoto de magnitude 8,1 atinge o México e gera alerta de tsunami. Veja reportagem do Bom Dia Brasil:

Terremoto de magnitude 8,1 atinge o México e gera alerta de tsunami

O governo do Equador está retirando moradores de 4 ilhas do arquipélago de Galápagos, inclusive da maior, Isabela.

O epicentro do terremoto foi no Pacífico, 87 km ao sudoeste da cidade de Pijijiapan, no Estado de Chiapas, com profundidade de cerca de 69 km.

Equipes de resgate trabalharam noite a dentro nas áreas mais afetadas para checar por pessoas soterradas em prédios que desmoronaram.

Diversos prédios sofreram danos severos em partes do sul do México. Alguns dos relatórios iniciais mais graves vieram de Juchitan, no Estado de Oaxaca, onde partes da prefeitura, um hotel, um bar e outros prédios foram reduzidos a escombros.

O número de mortos pelo terremoto no México subiu a 15, segundo o governo.

Várias réplicas entre 4 e 5 na escala de magnitude ocorreram na região nas últimas horas.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, advertiu a população que é provável que nas próximas 24 horas aconteça una forte réplica. “´Precisamos estar mais atentos, pois a réplica pode superar magnitude 7”, afirmou.

A agência de proteção civil do México informou que o terremoto foi o mais forte a atingir o país desde o devastador tremor de 1985 que derrubou edifícios e matou milhares.

O sismo sacudiu quase todo o México e foi sentido em vários países da América Central.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu alerta de possíveis ondas gigantes de até 4 metros de altura para México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador.

Um forte terremoto de magnitude 8,1 atingiu a costa sul do México no final da noite desta quinta, informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que registra sismos em todo o mundo. Cinco mortes foram confirmadas nos estados de Chiapas e Tabasco.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário