Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Agricultores da região fornecerão hortifrutigranjeiros para restaurantes CSP

0

A Cooperativa Agropecuária e Sustentabilidade é um projeto que os pequenos produtores das comunidades rurais de Caucaia queriam tirar do papel desde 1999. Mas, ao longo de quase 20 anos, a iniciativa esbarrava em dificuldades, como a ausência de oportunidade de capacitação para o agronegócio e a falta de canais de comercialização que garantissem perenidade à associação. O apoio da CSP foi decisivo para mudar esta história e, agora, os 25 cooperados fecharam seu primeiro contrato – inicialmente de um ano – para o fornecimento de 50 toneladas/mês de hortifrutigranjeiros à empresa terceirizada que opera os quatro restaurantes da nossa empresa, a Sodexo.

Os produtos incluem alface, macaxeira, batata-doce, feijão-verde, maxixe, quiabo, milho verde, coentro, cebola, melancia, mamão, banana e abóbora. Algumas dessas hortaliças, raízes e frutas já integram o cardápio servido nas refeições para os empregados e terceirizados CSP. Mas eram comprados de grandes fornecedores. Já o maxixe e quiabo serão uma novidade para diversificação dos pratos.

A CSP contribuiu para viabilização deste negócio por meio de três ações. Uma delas foi o programa Território Empreendedor. A maioria dos agora cooperados participou da Trilha Rural do programa e, com a capacitação do Sebrae, se sentiu tecnicamente fortalecida para encarar o mercado como pequenos agricultores organizados. Nascia a sonhada cooperativa.

Outro apoio importante veio do plano de ação definido pelos próprios moradores da região para o Conselho Comunitário criado este ano e que teve a CSP como principal incentivador. O plano tem o incremento da agricultura e a geração de renda no setor como uma de suas diretrizes.

Essas duas linhas de atuação convergiram para o passo seguinte. A área de Relações com Comunidades da siderúrgica promoveu a aproximação entre a cooperativa e a Sodexo, que estão agora na etapa de documentação do contrato.

“A cooperativa já nasce com dois nomes de peso: a maior indústria e exportadora instalada no Estado e uma multinacional como a Sodexo”, comemora o cooperado Irineu Rocha, do Assentamento Angicos. “Fornecer para a CSP, por meio da sua terceirizada, é um diferencial que nos credencia a pensar em ir muito mais longe e vai nos abrir as portas para outros clientes de grande porte”, afirma o presidente da Associação dos Moradores e Agricultores do Matões, Miguel Brasileiro. Impulsionados pelo primeiro contrato, eles já têm planos de expandir a cooperativa para 50 associados em dois anos.

A Sodexo vê na parceria a oportunidade de reforçar seu posicionamento na área social no Nordeste, incrementar ainda mais a qualidade dos alimentos fornecidos aos profissionais que trabalham na CSP – já que as entrega serão diárias, portanto de produtos frescos – e de otimizar suas operações na siderúrgica. “Teremos mais eficiência no uso da estrutura de refrigeração, ao ter menos produtos a serem estocados. O fornecimento diário também reduz significativamente o índice de perdas. O mais importante, no entanto, é podermos estar juntos à CSP no fortalecimento do desenvolvimento econômico e social sustentável da região”, detalha o gerente geral da Sodexo no Ceará, José Ramos.

CSPECEM

Compartilhe

Deixe um comentário