Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Adeus, Rússia! Fenômeno Mbappé, VAR, recordes e estatísticas: o balanço da Copa

0

Por GloboEsporte.com, Moscou, Rússia

França Bicampeã mundial! A saga do título francês na Copa do Mundo 2018

França Bicampeã mundial! A saga do título francês na Copa do Mundo 2018

Foram 32 dias de Copa do Mundo da Rússia. E 64 jogos depois, 169 gols marcados, eliminações e exemplos de superação, a história terminou com a França levantando a taça e carimbando a segunda conquista no currículo (veja um especial da conquista no vídeo acima).

Além do triunfo francês, o Mundial ficou marcado pelo fiasco de gigantes, como Alemanha – eliminada na fase de grupos -, Espanha e Argentina – que deixaram a competição nas oitavas -, pelo bom futebol croata e um final diferente dos planos para a seleção brasileira, que caiu nas quartas para a Bélgica.

Mas também foi a Copa do árbitro de vídeo, das marcas individuais, como as do jovem Mbappé e, claro, dos mais diversos memes ao redor do mundo.

Perdeu alguma coisa? Veja o balanço do Mundial da Rússia:

A COPA DO VAR

O Mundial da Rússia teve um grande protagonista, destaque na fase de grupos, mata-mata e até na grande decisão. E não foi Modric, Mbappé ou outro representante de França e Croácia. O árbitro de vídeo – ou popular VAR – foi a grande novidade. E o que não faltou foi polêmica.

Porém, de acordo com a Fifa – antes das semifinais -, o índice de acerto nas decisões dos árbitros foi de 99,3% – sem o VAR a entidade estima que o índice de acerto seria de 95,73%.

Na final em Moscou, a decisão de Nestor Pitana após revisão no vídeo causou polêmica. Avisado sobre o toque de mão de Perisic após cabeçada de Matuidi, o árbitro argentino consultou as imagens e marcou a penalidade – mudando a sinalização de campo -, para desespero do treinador croata Zlatko Dalic.

Lance da final foi revisado por Nestor Pitana após checagem no vídeo (Foto: REUTERS/Michael Dalder) Lance da final foi revisado por Nestor Pitana após checagem no vídeo (Foto: REUTERS/Michael Dalder)

Lance da final foi revisado por Nestor Pitana após checagem no vídeo (Foto: REUTERS/Michael Dalder)

MARCAS INDIVIDUAIS

  • Com seis gols, Harry Kane foi o artilheiro isolado da competição – Cristiano Ronaldo, Lukaku, Griezmann, Mbappé e Cheryshev, com quatro, ficaram atrás.
  • Foi a segunda vez que um inglês foi o goleador máximo de uma Copa. Gary Lineker, em 1986, foi o outro, com o mesmo número.
O último gol marcado por Kane na Copa, contra a Colômbia nas oitavas

O último gol marcado por Kane na Copa, contra a Colômbia nas oitavas

  • Danijel Subasic, da Croácia, defendeu quatro cobranças de pênaltis e igualou o recorde do argentino Sergio Goycochea, que alcançou a marca na edição de 1990. Eriksen, Schöne e Jorgensen, da Dinamarca, e Smolov, da Rússia, foram as vítimas do croata.
Subasic foi herói contra a Dinamarca, nas oitavas: veja os pênaltis

Subasic foi herói contra a Dinamarca, nas oitavas: veja os pênaltis

  • Mbappé alcançou duas marcas interessantes em relação à idade. Foi o mais novo desde Pelé a fazer dois gols em um jogo de mata-mata de Copa e entrou, ao lado do brasileiro e de Giuseppe Bergomi, da Itália, para a seleta lista de sub-20 que estiveram em uma final.
Os gols de França 4 x 3 Argentina, jogo em que Mbappé marcou duas vezes

Os gols de França 4 x 3 Argentina, jogo em que Mbappé marcou duas vezes

  • Cristiano Ronaldo estreou bem e anotou um hat-trick diante da Espanha, tornando-se o mais velho a conseguir fazer três gols num mesmo jogo de Copa. Ele ainda entrou para o grupo de jogadores que marcaram em quatro edições seguidas, ao lado de Pelé, Klose e Uwe Seeler.
Veja o hat-trick de Cristiano Ronaldo contra a Espanha

Veja o hat-trick de Cristiano Ronaldo contra a Espanha

  • O egípcio Essam El-Hadary (45 anos e 161 dias) se tornou o jogador mais velho da história das Copas ao jogar – e defender um pênalti – na derrota para a Arábia Saudita.
Defende El Hadary! Aos 45 anos, goleiro egípcio pega pênalti contra a Arábia Saudita

Defende El Hadary! Aos 45 anos, goleiro egípcio pega pênalti contra a Arábia Saudita

  • Didier Deschamps entrou para um seleto rol: o de campeões da Copa do Mundo como jogador e treinador. Além do francês, são mais dois nomes: Zagallo (1958, 62 e 70), Franz Beckenbauer (1974 e 90).

Didier Deschamps, técnico da França (Foto: Michael Regan - FIFA/FIFA via Getty Images) Didier Deschamps, técnico da França (Foto: Michael Regan - FIFA/FIFA via Getty Images)

Didier Deschamps, técnico da França (Foto: Michael Regan – FIFA/FIFA via Getty Images)

PRÊMIOS INDIVIDUAIS

  • Líder da Croácia no Mundial da Rússia, Luka Modric foi escolhido como melhor jogador da Copa – primeira vez que um croata leva a premiação.
  • Completando o Top3: Hazard, da Bélgica, em segundo, e Griezmann, da França, em terceiro.

Veja um vídeo especial da Copa do Mundo do “herói improvável” Modric:

Herói improvável! Modric é eleito melhor jogador da Copa e vira figurinha brilhante

Herói improvável! Modric é eleito melhor jogador da Copa e vira figurinha brilhante

  • Mbappé foi eleito o melhor jogador jovem da Copa de 2018.
  • Courtois foi escolhido como melhor goleiro do Mundial da Rússia.

Courtois celebra com companheiros da Bélgica o terceiro lugar na Copa do Mundo (Foto: Catherine Ivill/Getty Images) Courtois celebra com companheiros da Bélgica o terceiro lugar na Copa do Mundo (Foto: Catherine Ivill/Getty Images)

Courtois celebra com companheiros da Bélgica o terceiro lugar na Copa do Mundo (Foto: Catherine Ivill/Getty Images)

RECORDES E CURIOSIDADES

  • A edição de 2018 teve o maior número de gols contra da história do torneio. Foram 12 no total – o recorde anterior era de seis, em 1998. Mandzukic encerrou a Copa jogando contra o patrimônio no gol que abriu o caminho para a vitória francesa.
Bélgica abriu o placar contra o Brasil nas quartas de final com gol contra de Fernandinho

Bélgica abriu o placar contra o Brasil nas quartas de final com gol contra de Fernandinho

  • O número de pênaltis marcados – alavancados pelo uso do árbitro de vídeo – também foi o maior já registrado: 29, mais que o dobro da edição anterior. Sete deles foram desperdiçados.
  • O cartão amarelo mais rápido da história da competição também foi aplicado na Rússia. O mexicano Jesus Gallardo recebeu a punição aos 13 segundos de jogo contra a Suécia, na última rodada da fase de grupos.
Mais rápido da história! Gallardo recebe cartão amarelo com 13 segundos de jogo

Mais rápido da história! Gallardo recebe cartão amarelo com 13 segundos de jogo

  • Pela primeira vez na história, todos os participantes marcaram ao menos dois gols na Copa do Mundo.
  • Foi a primeira Copa que não contou com seleções africanas classificadas às oitavas de final. Egito, Marrocos, Nigéria, Tunísia e Senegal foram eliminados na fase de frupos.
  • A Alemanha foi a terceira campeã seguida a ser eliminada na fase de grupos da Copa seguinte, repetindo a Itália em 2010 e Espanha em 2014. Os alemães não caíam tão cedo desde 1938.

SURPRESAS E DECEPÇÕES

ALEMANHA

Chegou como a seleção a ser batida. Campeã do mundo no Brasil, a seleção manteve Joachim Löw e levou base de respeito aos gramados russos. Porém, o sonho acabou logo na primeira fase: derrota para o México na estreia, vitória nos acréscimos contra a Suécia e queda histórica diante da Coreia do Sul.

Löw não conseguiu repetir feito de 2014 (Foto: REUTERS/Michael Dalder) Löw não conseguiu repetir feito de 2014 (Foto: REUTERS/Michael Dalder)

Löw não conseguiu repetir feito de 2014 (Foto: REUTERS/Michael Dalder)

ARGENTINA

Uma Copa do Mundo para ser esquecida. Nada deu certo, desde o banco de reservas, com um Jorge Sampaoli perdido, até o craque: Messi passou discreto, com raros lampejos de genialidade, e sucumbiu mais uma vez com a camisa da Seleção. A eliminação aconteceu nas oitavas, para a campeã França.

Messi foi um mero coadjuvante na Copa da Rússia (Foto: Franck Fife / AFP) Messi foi um mero coadjuvante na Copa da Rússia (Foto: Franck Fife / AFP)

Messi foi um mero coadjuvante na Copa da Rússia (Foto: Franck Fife / AFP)

BRASIL

A Seleção passou pela fase de grupos sem facilidade: empate contra a Suíça, vitória suada diante da Costa Rica e missão mais tranquila contra a Sérvia. Nas oitavas, talvez, a melhor atuação: 2 a 0 para o México, de um time que parecia querer engatar. Mas parou nas quartas: contra a Bélgica, Courtois foi heroi, os destaques, como Neymar e Jesus, não brilharam, e nem mesmo o grande jogo de Miranda e Thiago Silva impediu a queda precoce.

Tite caiu nas quartas na primeira Copa no comando da Seleção (Foto: John Sibley/Reuters) Tite caiu nas quartas na primeira Copa no comando da Seleção (Foto: John Sibley/Reuters)

Tite caiu nas quartas na primeira Copa no comando da Seleção (Foto: John Sibley/Reuters)

CROÁCIA

A derrota para a França na final não apaga o brilho da Copa do Mundo da Croácia. Zlatko Dalic, auxiliado por Modric, o melhor jogador do torneio da escolha da Fifa, levou o país a uma decisão inédita. Venceu e convenceu, principalmente na primeira fase, com vitória icônica sobre a Argentina. No mata-mata, três prorrogações, muito coração e um Subasic iluminado nos pênaltis. Copa digna de recepção com festa no retorno para casa.

Dalic escreveu história na Croácia (Foto: AFP) Dalic escreveu história na Croácia (Foto: AFP)

Dalic escreveu história na Croácia (Foto: AFP)

ESPANHA

Muita badalação, mas um problema logo no início da caminhada. Antes da estreia, Lopetegui deixou o comando da seleção espanhola para assumir o Real Madrid. Hierro assumiu, levou o time às oitavas, mas saiu nos pênaltis para a Rússia.

Hierro caiu com a Espanha nas oitavas (Foto: Reuters) Hierro caiu com a Espanha nas oitavas (Foto: Reuters)

Hierro caiu com a Espanha nas oitavas (Foto: Reuters)

FRANÇA

Deschamps deixou o status de contestado para trás e conquistou o mundo. Com uma França sólida, de destaques individuais – como Griezmann, Kanté e Pogba – e alinhado jogo coletivo, o treinador passou por sete desafios de maneira invicta e levou a taça de maneira indiscutível. Um capítulo à parte para Mbappé: aos 19 anos, elevou o patamar no cenário do futebol mundial, terminou com quatro gols na conta e escolhido como jogador jovem da Copa.

Deschamps deixa a Rússia em alta (Foto: Getty Image) Deschamps deixa a Rússia em alta (Foto: Getty Image)

Deschamps deixa a Rússia em alta (Foto: Getty Image)

RÚSSIA

O que falar da anfitriã? A Rússia deu ao país muitos motivos para sorrir. A goleada logo na estreia – 5 a 0 diante da Arábia Saudita – era só um aviso do que estava por vir. Classificação para as oitavas e a vaga na raça contra a Espanha. Nas quartas, prorrogação, mais uma vez no coração, e queda doída nos pênaltis diante da Croácia, mas com sorriso no rosto e sensação de dever cumprido.

Cheryshev, com quatro gols, foi o cara da Rússia na Copa (Foto: Maxim Shemetov/Reuters) Cheryshev, com quatro gols, foi o cara da Rússia na Copa (Foto: Maxim Shemetov/Reuters)

Cheryshev, com quatro gols, foi o cara da Rússia na Copa (Foto: Maxim Shemetov/Reuters)

ESTATÍSTICAS

GERAIS

Gols marcados: 169
Gols por jogo: 2,6
Cartões amarelos: 219
Cartões vermelhos: 4

Griezmann marcou quatro vezes na Copa (Foto: Reuters) Griezmann marcou quatro vezes na Copa (Foto: Reuters)

Griezmann marcou quatro vezes na Copa (Foto: Reuters)

POR SELEÇÕES

GOLS MARCADOS

  1. Bélgica: 16
  2. França: 14
  3. Croácia: 14
  4. Inglaterra: 12
  5. Rússia: 10

Bélgica foi a seleção que mais fez gols (Foto: REUTERS/Christian Hartmann) Bélgica foi a seleção que mais fez gols (Foto: REUTERS/Christian Hartmann)

Bélgica foi a seleção que mais fez gols (Foto: REUTERS/Christian Hartmann)

MAIS GOLS SOFRIDOS

  1. Panamá: 11
  2. Argentina: 9
  3. Croácia: 9
  4. Tunísia: 8
  5. Inglaterra: 8

Tunísia foi uma das seleções que mais sofreu gols (Foto: Lucy Nicholson / Reuters) Tunísia foi uma das seleções que mais sofreu gols (Foto: Lucy Nicholson / Reuters)

Tunísia foi uma das seleções que mais sofreu gols (Foto: Lucy Nicholson / Reuters)

MENOS GOLS SOFRIDOS

  1. Irã: 2
  2. Peru: 2
  3. Dinamarca: 2
  4. Coreia do Sul: 3
  5. Colômbia: 3
  6. Uruguai: 3
  7. Brasil: 3

Irã sofreu apenas dois gols em três jogos na Copa (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes) Irã sofreu apenas dois gols em três jogos na Copa (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)

Irã sofreu apenas dois gols em três jogos na Copa (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)

POR JOGADORES

ARTILHARIA

  1. Harry Kane: 6
  2. Griezmann: 4
  3. Lukaku: 4
  4. Cheryshev: 4
  5. Cristiano Ronaldo: 4
  6. Mbappé: 4
  7. Dzyuba: 3
  8. Hazard: 3
  9. Mandzukic: 3
  10. Perisic: 3
  11. Mina: 3
  12. Diego Costa: 3
  13. Cavani: 3

Harry Kane, da Inglaterra, foi o artilheiro da Copa do Mundo (Foto: GRIGORY DUKOR / REUTERS) Harry Kane, da Inglaterra, foi o artilheiro da Copa do Mundo (Foto: GRIGORY DUKOR / REUTERS)

Harry Kane, da Inglaterra, foi o artilheiro da Copa do Mundo (Foto: GRIGORY DUKOR / REUTERS)

ASSISTÊNCIAS

  1. Griezmann: 2
  2. Dzyuba: 2
  3. Hazard: 2
  4. Khazri: 2
  5. Philippe Coutinho: 2
  6. Quintero: 2
  7. Messi: 2
  8. Golovin: 2
  9. Meunier: 2
  10. De Bruyne: 2

Philippe Coutinho foi um dos que mais deu assistências na Copa (Foto: Reuters) Philippe Coutinho foi um dos que mais deu assistências na Copa (Foto: Reuters)

Philippe Coutinho foi um dos que mais deu assistências na Copa (Foto: Reuters)

MAIS MINUTOS JOGADOS
*jogadores de linha

  1. Modric: 694
  2. Maguire: 645
  3. Stones: 645
  4. Rakitic: 639
  5. Perisic: 632

Modric foi o jogador que mais ficou em campo na Copa (Foto: Michael Dalder/Reuters) Modric foi o jogador que mais ficou em campo na Copa (Foto: Michael Dalder/Reuters)

Modric foi o jogador que mais ficou em campo na Copa (Foto: Michael Dalder/Reuters)

GOLS DE PÊNALTI

  1. Harry Kane: 3
  2. Griezmann: 3
  3. Granqvist: 2
  4. Jedinak: 2

MAIS DEFESAS

  1. Courtois: 27
  2. Guillermo Ochoa: 25
  3. Schmeichel: 21
  4. Pickford: 17
  5. Akinfeev: 15
  6. Subasic: 15

Melhor goleiro da Copa, Courtois foi quem mais fez defesas (Foto: Reuters) Melhor goleiro da Copa, Courtois foi quem mais fez defesas (Foto: Reuters)

Melhor goleiro da Copa, Courtois foi quem mais fez defesas (Foto: Reuters)

MAIS FINALIZAÇÕES

  1. Neymar: 27
  2. Philippe Coutinho: 22
  3. Perisic: 22
  4. Griezmann: 21
  5. Cristiano Ronaldo: 21

Neymar foi quem mais finalizou no Mundial da Rússia (Foto: John Sibley/Reuters) Neymar foi quem mais finalizou no Mundial da Rússia (Foto: John Sibley/Reuters)

Neymar foi quem mais finalizou no Mundial da Rússia (Foto: John Sibley/Reuters)

MAIS FALTAS COMETIDAS

  1. Rebic: 21
  2. Golovin: 16
  3. Mascherano: 15
  4. Hector Herrera: 15
  5. Giroud: 14
  6. Pogba: 14

MAIS FALTAS SOFRIDAS

  1. Hazard: 28
  2. Neymar: 26
  3. Rakitic: 20
  4. Pogba: 17
  5. Messi: 15
  6. Lucas Hernández: 15

Hazard é o jogador que mais sofreu faltas na Rússia (Foto: REUTERS/Max Rossi) Hazard é o jogador que mais sofreu faltas na Rússia (Foto: REUTERS/Max Rossi)

Hazard é o jogador que mais sofreu faltas na Rússia (Foto: REUTERS/Max Rossi)

Compartilhe

Deixe um comentário