Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Especialista do Sine/IDT no Ceará ensina a montar currículo ideal; veja dicas

0

Por João Pedro Ribeiro, G1 CE


Bom currículo pode ajudar na volta ao mercado de trabalho

Bom currículo pode ajudar na volta ao mercado de trabalho

Para quem tá buscando o primeiro emprego ou a recolocação no mercado de trabalho, saber montar um currículo é essencial. Especialistas afirmam que é importante que o candidato seja objetivo e sucinto. Mas, quais são as informações mais relevantes que devem ser levadas em conta? O candidato deve ou não colocar uma foto? Essas são apenas algumas dúvidas de milhões de trabalhadores.

O currículo é considerado um cartão de visita e o primeiro elo de ligação entre um candidato e uma empresa. Segundo Cristianne Santos, psicóloga do Sine/IDT, “a grande maioria das pessoas coloca informações equivocadas no currículo. Normalmente, são erros básicos”.

Especialista dá dicas para montar o currículo ideal — Foto: Mardônio de Andrade/G1 Especialista dá dicas para montar o currículo ideal — Foto: Mardônio de Andrade/G1

Especialista dá dicas para montar o currículo ideal — Foto: Mardônio de Andrade/G1

Cabeçalho

Segundo Cristianne, o currículo deve ser o mais “limpo” possível, sem excesso de informações. No cabeçalho, o candidato deve colocar apenas o nome, endereço, telefone – preferencialmente mais que um -, email, idade e estado civil. Em alguns casos, é preciso colocar também o categoria de habilitação. “Se for uma vaga para motorista, por exemplo, é bom você já colocar qual é a sua CNH, se é A, AB, D ou E”, afirma Cristianne. No currículo também não é necessário colocar uma foto. “Você só deve colocar a foto se a empresa solicitar. É importante que você leve essa foto na hora de você apresentar o currículo.”

Objetivo

Outro ponto importante de colocar no início do currículo é o objetivo. Nessa parte é importante colocar a área que o candidato quer atuar. “Nessa área não é interessante o trabalhador colocar que ‘pretende ter um ótimo desempenho’ ou que ‘quer contribuir para que essa empresa cresça’. O objetivo é apenas a área que você quer atuar. Por exemplo: atuar na área de logística da empresa”, afirma a psicóloga Cristianne.

Escolaridade/Formação

Especialista do Sine/IDT no Ceará ensina a montar currículo ideal; veja dicas — Foto: Antonio Luiz/EPTV Especialista do Sine/IDT no Ceará ensina a montar currículo ideal; veja dicas — Foto: Antonio Luiz/EPTV

Especialista do Sine/IDT no Ceará ensina a montar currículo ideal; veja dicas — Foto: Antonio Luiz/EPTV

Neste campo, o candidato deve colocar o nível de escolaridade que possui. Se o candidato possui apenas nível médio, é suficiente colocar ensino médio completo e o ano de formação. Se for ensino fundamental, o mesmo deve ser feito.

Já se o candidato tiver ensino superior, o candidato deve colocar o nome da instituição, o curso, e o ano de formação. O mesmo deve ser feito se o trabalhador tiver feito cursos temporários. De acordo com Cristianne, o candidato precisa “colocar o nome do curso, a entidade que promoveu o curso, carga horária e data. Isso é um erro bem comum. As pessoas não colocam nem quando foi que fez o curso e nem quanto foi a carga horária”.

Experiências

Neste campo, devem ser colocadas as informações com relação ao nome da empresa que o candidato já trabalhou, o período trabalhado – mês e ano -, o nome do cargo e escrever uma pequena síntese de uma ou duas linhas do trabalho realizado no cargo. É importante colocar as funções mais recentes já exercidas primeiro. “Sempre em ordem decrescente, da mais atual para a mais antiga, para que a empresa tenha uma noção de carreira”, orienta Cristianne.

O currículo deve ter no máximo uma folha, em algumas exceções até no máximo duas. Mas, nesse último caso apenas se o candidato tiver informações relevantes que justifiquem. No fim do currículo, o candidato também pode colocar algumas informações complementares, como cursos de idiomas já realizados.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário