Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Incêndio no Educandos é o segundo maior da história do Amazonas, afirma Defesa Civil

0

A Defesa Civil do Estado do Amazonas considerou o incêndio que ocorreu nesta segunda-feira (17) no bairro Educandos, na Zona Sul de Manaus, o segundo maior do Estado. O pronunciamento ocorreu na manhã desta terça-feira (18), na sede do Corpo de Bombeiros, no bairro Petrópolis. Cerca de 600 casas foram destruídas pelas chamas. De acordo com o órgão, ainda não há informações sobre a causa do incêndio e uma perícia será realizada para apurar o caso.

As famílias desabrigadas estão alojadas em casas de familiares ou abrigos improvisados pela Prefeitura de Manaus. Na tarde desta terça, o prefeito da capital, Arthur Virgílio Neto, assinou decreto de calamidade pública. Segundo o secretário executivo da Defesa Civil, Fernando Pires Junior, o incêndio desta segunda fica atrás apenas do ocorrido em 2012 no bairro São Jorge.

Moradores voltam ao bairro Educandos, em Manaus, após incêndio que destruiu 600 casas — Foto: Suamy Beydoun/AGIF/Estadão Conteúdo Moradores voltam ao bairro Educandos, em Manaus, após incêndio que destruiu 600 casas — Foto: Suamy Beydoun/AGIF/Estadão Conteúdo

Moradores voltam ao bairro Educandos, em Manaus, após incêndio que destruiu 600 casas — Foto: Suamy Beydoun/AGIF/Estadão Conteúdo

Um plano de auxílio para as famílias afetadas já está em execução. Entre os auxílios está um cheque social no valor de R$ 900 para cada família, além de 500 cestas básicas e mil galões de água potável que serão encaminhadas aos afetados.

“Vamos distribuir também mais de 500 kits de higiene pessoal, e kits com colchões, travesseiros e cobertores às famílias cadastradas que estão nos abrigos improvisados”, disse.

Defesa Civil Municipal realizou cadastro de vítimas em abrigo improvisado — Foto: Rickardo Marques/G1 AM Defesa Civil Municipal realizou cadastro de vítimas em abrigo improvisado — Foto: Rickardo Marques/G1 AM

Defesa Civil Municipal realizou cadastro de vítimas em abrigo improvisado — Foto: Rickardo Marques/G1 AM

O secretário informou ainda que os kits já estão em deslocamento para abastecer os abrigos, que estão disponíveis pela Prefeitura de Manaus. O governo do Estado também colocou à disposição das famílias a Vila Olímpica e escolas do sistema público de educação estadual, que já estão equipadas para receber os afetados.

Junior contou que o Governo Federal já foi acionado, e que o Ministério da Integração Nacional já está a par das informações coletadas pelo governo estadual. O presidente Michel Temer informou via Twitter que entrou em contato com o prefeito de Manaus para oferecer auxílio às famílias afetadas.

Michel Temer

@MichelTemer

Minha solidariedade às famílias vítimas do incêndio em Manaus. Falei com o prefeito Arthur Virgílio e coloquei o Governo Federal à disposição.

Dificuldade de Acesso

Durante o incêndio, o Corpo de Bombeiros enfrentou desafios para combater as chamas. Segundo o subcomandante da corporação, Josemar Santos, o reabastecimento das viaturas foi uma das principais dificuldades.

“Chegamos ao local dentro de cinco minutos do acionamento. Operamos em capacidade máxima, com viaturas, três ambulâncias de suporte e conseguimos impedir a propagação do fogo a outras residências. O principal problema é que muitos carros estavam estacionados nas ruas, e as viaturas – que são de grande porte – tiveram dificuldade de trafegar pelo local ”, contou.

Incêndio devastou bairro Educandos, em Manaus — Foto: Suamy Beydoun/AGIF/Estadão Conteúdo

Incêndio devastou bairro Educandos, em Manaus — Foto: Suamy Beydoun/AGIF/Estadão Conteúdo

Segurança

Outro desafio, segundo o titular da Delegacia Geral da Polícia Civil, Frederico Mendes, foi a segurança no local. A região foi isolada, mas a polícia registrou tentativas de furtos dos objetos que as vítimas do incêndio tentavam salvar.

Móveis e utensílios resgatados foram deixados nas ruas do local. — Foto: Rickardo Marques/ G1 AM

Móveis e utensílios resgatados foram deixados nas ruas do local. — Foto: Rickardo Marques/ G1 AM

“Estivemos presentes com a tropa de choque para ajudar os Bombeiros para retirar os utensílios e móveis das ruas. Ainda naquela situação, existiam pessoas que queriam roubar, então isolamos a área para assegurar aquilo que as pessoas conseguiram salvar”, afirmou.

Mendes disse ainda que a polícia deve auxiliar nas investigações para apurar o que teria causado o incêndio.

“Estamos aguarando o cumprimento de medida dos Bombeiros, ou seja, o rescaldo. A Polícia Civil já foi acionada através da Perícia Técnica, por meio do nosso DIP da área. Iremos investigar e identificar as possíveis causas sobre o incêndio”, informou.

Incêndio de grandes proporções destruiu 600 casas do bairro Educandos, em Manaus — Foto: Suamy Beydoun/AGIF/Estadão Conteúdo

Incêndio de grandes proporções destruiu 600 casas do bairro Educandos, em Manaus — Foto: Suamy Beydoun/AGIF/Estadão Conteúdo

Feridos

A Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) confirmou que 17 pessoas chegaram a ser atendidas em hospitais de Manaus. Uma mulher de 53 anos segue internada com quadro grave. Ela foi encaminhada ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto com edema agudo de pulmão e parada cardiorrespiratória. Ela chegou a sofrer uma parada cardiorrespiratória e está entubada.

O incêndio

O fogo começou em uma área com dezenas de casas de madeira, entre as ruas Inácio Guimarães e Nova, por volta das 20h, e se propagou para residências de alvenaria. A quantidade de veículos estacionados nas vias, o vento constante e a interrupção na distribuição de energia elétrica agravaram a situação.

Local apresenta novas chamas e muita fumaça nesta terça-feira (18) — Foto: Roberta Bindá/ Rede Amazônica

Local apresenta novas chamas e muita fumaça nesta terça-feira (18) — Foto: Roberta Bindá/ Rede Amazônica

Famílias atingidas pelo incêndio permaneceram no local durante toda a noite. Segundo moradores, a estrutura de uma casa de alvenaria por trás da Rua Inácio Guimarães – destruída durante o incêndio – apresentou uma explosão às 6h30 desta terça. As chamas tomaram conta da residência, mas o Corpo de Bombeiros combateu o fogo imediatamente.

Doações

O grupo de apoio “Moradores de Rua” organizou uma ação solidária para recolher doações para as pessoas afetadas pelo incêndio. Itens de primeira necessidade, como água, alimentos e materiais de higiene são prioridade para arrecadação. Roupas, colchões, lençóis também podem ser doados, além de outros. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) também disponibilizou pontos de coleta de donativos.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário