Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Chuva em Fernando de Noronha faz água invadir residências e lama atingir ruas de vários bairros

0

Por Ana Clara Marinho, G1 PE


Água invadiu cinco apartamentos na Vila da Vacaria — Foto: Ana Clara Marinho/TV GloboÁgua invadiu cinco apartamentos na Vila da Vacaria — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Água invadiu cinco apartamentos na Vila da Vacaria — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

A chuva que atingiu Fernando de Noronha na noite do sábado (13) causou transtornos para a população. Além de a lama atingir ruas de vários bairros da ilha, cinco dos 15 apartamentos existentes na Vila da Vacaria foram invadidos pela água misturada com esgoto.

Por meio de nota, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) afirma que a chuva na ilha provocou uma sobrecarga na rede de esgotamento sanitário da região (veja a íntegra da resposta no fim da matéria).

Moradores relatam que ficaram assustados. “Eu estava dormindo, com o colchão no chão, nem senti. Acordei com meu marido me chamando. Corremos para tirar a água suja”, afirma a pedagoga Maria da Conceição Nascimento.

O radialista Ramos Pereira mostra por onde o esgoto estourou  — Foto: Ana Clara Marinho/TV GloboO radialista Ramos Pereira mostra por onde o esgoto estourou  — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

O radialista Ramos Pereira mostra por onde o esgoto estourou — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

“O esgoto invadiu a minha casa e dos meus vizinhos. O esgoto estava entupido e a água não tinha por onde escoar. Eu fui dormir às 4h. É a primeira vez que isso acontece”, conta o radialista Ramos Pereira.

De acordo com o servidor público Itamar Albuquerque, o trabalho de limpeza foi complicado. “O esgoto estava dando retorno e, depois da chuva, a situação piorou, só saía restos de fezes. Passamos a noite lavando a casa e rezando para não chover mais”, diz.

Serviço emergencial é realizado na área da Vila da Vacaria  — Foto: Edgar Júnior/DivulgaçãoServiço emergencial é realizado na área da Vila da Vacaria  — Foto: Edgar Júnior/Divulgação

Serviço emergencial é realizado na área da Vila da Vacaria — Foto: Edgar Júnior/Divulgação

A Administração da Ilha enviou uma equipe da empresa de limpeza urbana para desobstruir a área. “Nós mobilizamos seis homens e fizemos um trabalho emergencial de desobstrução da região. Criamos valas para a água escoar”, afirma o gerente da empresa, Edgar Júnior.

A lama atingiu as ruas dos bairros da Quixaba, Coreia, Vilas dos Remédios, Cachorro, Três Paus e Estrada Velha do Sueste. O Blog Viver Noronha entrou em contato com a Administração da Ilha para saber o que será feito para resolver o problema e aguarda resposta.

Resposta da Compesa

A Compesa comentou o ocorrido por meio de nota. Confira, a seguir, a íntegra da resposta da companhia:

A Compesa informa que as fortes chuvas em Fernando de Noronha provocaram alagamentos na área da Vila da Vacaria e que, por isso, muita água acabou entrando na rede coletora de esgotos, carreando muita areia, pedras e lixo, promovendo uma sobrecarga na rede de esgotamento sanitário e, consequentemente, gerando um retorno pelos ramais de algumas casas.

Logo cedo, na manhã deste domingo (14), quando a Compesa tomou conhecimento do ocorrido, enviou uma equipe para o local, que realizou a desobstrução da rede e a situação foi normalizada. Quanto à Praia do Cachorro, a Companhia esclarece que a Estação Elevatória não foi prejudicada com as chuvas e que está operando normalmente.

O gerente da Compesa informa que, assim como na Vacaria, o volume das chuvas provocou uma sobrecarga na rede de esgotamento sanitário de toda a Ilha e que é provável que tenha ocorrido obstruções e posteriormente extravasamentos em algum poço de visita localizado nas ruas da Vila dos Remédios, que fica nas proximidades da Praia do Cachorro.

Ainda nesta manhã deste domingo (14), equipes da Compesa realizaram uma vistoria em toda a ilha e não foi identificada nenhuma anormalidade quanto ao funcionamento da rede coletora de esgoto.”

G1

Compartilhe

Deixe um comentário