Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Olha o gás: ministro da Economia promete reduzir preço pela metade em 60 dias

0

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O ministro da Economia, Paulo Guedes, um economista defensor do liberalismo cuja trajetória não tem elementos que possam caracterizá-lo como populista, estima que em no máximo 60 dias serão tomadas medidas para reduzir o preço do gás natural pela metade. Para alcançar o intuito, Guedes garantiu que vai vencer a resistência da Petrobras com o apoio do presidente da estatal, Roberto Castelo Branco.

“A ideia é levar para as famílias brasileiras pela metade do preço. Reindustrializar o País com energia barata é muito atraente para nós”, disse Guedes em inusitada e rara  entrevista em frente ao Ministério da Economia.

O titular da pasta afirmou que até mesmo um consultor que mandou para a Petrobrás durante a campanha eleitoral foi cooptado pela burocracia da empresa e apresentou um plano de quatro anos para reduzir o preço do gás.

“São medidas muito simples, de uma simplicidade franciscana”, disse o economista Carlos Langoni, que acabara de discutir o tema em reunião com Guedes. Ele adiantou que as medidas envolvem a Agência Nacional de Petróleo e o Cade, órgão que NP e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade.

Segundo Guedes, já na próxima segunda-feira, 29, fará reunião com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para acelerar o projeto.

O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), ou gás de cozinha, consiste numa mistura gasosa de hidrocarboneto obtido das reservas do sub-solo, ou do processo de refino do petróleo cru nas refinarias. O GLP é acondicionado dentro cilindros e de botijões de gás em estado líquido.

O GN (gás natural) é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, o GN é resultado da combinação de hidrocarbonetos gasosos, nas condições normais atmosféricas de pressão e temperatura. Fornecido por uma rede de distribuição encanada. Parte da cidade de Fortaleza tem esse serviço encanado.

Compartilhe

Deixe um comentário