Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

GP do Canadá: Hamilton mantém o domínio e vence a quinta no ano após punição polêmica a Vettel

0

Por GloboEsporte.com — Montreal, Canadá

GP do Canadá: Hamilton mantém o domínio e vence a quinta no ano após punição polêmica a VettelGP do Canadá: Hamilton mantém o domínio e vence a quinta no ano após punição polêmica a Vettel

AFP

Sebastian Vettel foi ao limite para tentar segurar a liderança do GP do Canadá. Mas, no fim, não suportou a pressão de Lewis Hamilton. Ao cometer um erro na freada da curva 4, o alemão forçou a volta à pista, bloqueando a ultrapassagem do rival. Acabou punido em cinco segundos e abriu o caminho para que o inglês da Mercedes vencesse o GP do Canadá neste domingo. O piloto da Ferrari precisou se contentar com o segundo lugar em Montreal – e não ficou nada feliz com isso. Foi a quinta vitória de Hamilton na temporada e a 78ª na carreira do pentacampeão mundial.

Melhores momentos do GP do Canadá de Fórmula 1

Melhores momentos do GP do Canadá de Fórmula 1

A briga pela vitória foi a única a empolgar no Circuito Gilles Villeneuve. Sem ser ameaçado, Charles Leclerc completou o pódio em terceiro lugar. Em quarto, Valtteri Bottas até conseguiu ganhar duas posições com sua Mercedes em relação à largada, mas sem muito brilho. Em outro duelo particular, Max Verstappen, da RBR, levou a melhor sobre o ex-companheiro Daniel Ricciardo, da Renault, e fechou em quinto lugar.

A punição para Vettel no GP do Canadá foi justa?

A punição para Vettel no GP do Canadá foi justa?A punição para Vettel no GP do Canadá foi justa?

Depois de uma boa largada, Vettel viu Hamilton voltar muito mais rápido à pista após a parada nos boxes. O piloto alemão tentou tudo o que pôde para suportar a pressão. Um erro na curva 4, porém, deixou a possível vitória mais distante. A partir dali, Hamilton esperou pela decisão dos comissários e passou a poupar o carro. Quando a punição ao rival foi anunciada, viu o caminho livre para cruzar a linha de chegada em segundo, mas ainda assim garantir a vitória.

Vettel termina primeiro, mas fica em segundo no GP do Canadá; Entenda o episódio

Vettel termina primeiro, mas fica em segundo no GP do Canadá; Entenda o episódio

Com o triunfo, Hamilton se isolou na liderança do Mundial, com cinco vitórias e 162 pontos. Bottas segue em segundo, com 132. Vettel aparece em terceiro, com 100.

A próxima etapa da temporada da Fórmula 1 será na França, no circuito de Pau Ricard, no dia 23 de junho, daqui a duas semanas.

Resultado final

Resultado final do GP do Canadá — Foto: ReproduçãoResultado final do GP do Canadá — Foto: Reprodução

Resultado final do GP do Canadá — Foto: Reprodução

A polêmica e o climão no pódio

Vettel, claro, não ficou nada feliz com a punição. O piloto alemão deixou o carro na entrada dos boxes, longe da área designada. Ainda com o capacete, cruzou o autódromo, passou pelo box da Mercedes e se dirigiu à sala de espera para o pódio. Antes, protagonizou a cena do ano da Fórmula 1. Revoltado, trocou as placas com as posições finais da corrida: tirou o 1º lugar da frente do carro da Mercedes e colocou onde deveria estar o seu.

Sebastian Vettel carrega placa de segundo lugar no GP do Canadá — Foto: Dan Istitene/Getty ImagesSebastian Vettel carrega placa de segundo lugar no GP do Canadá — Foto: Dan Istitene/Getty Images

Sebastian Vettel carrega placa de segundo lugar no GP do Canadá — Foto: Dan Istitene/Getty Images

Muito aplaudido, Vettel não esboçou qualquer sorriso na premiação. Sem jeito, Hamilton até festejou. Tentou apaziguar os ânimos e colocar o rival no lugar mais alto do pódio, mas ouviu vaias da torcida em resposta. Por isso, reclamou: “Não entendo por que estou sendo vaiado”. Vettel, então, eximiu o heptacampeão de qualquer culpa. Logo depois, porém, deixou o pódio sem se despedir.

O pódio

Formula 1

@F1

Your top three in Montreal 🍾 🇨🇦

2,091 people are talking about this

O que eles disseram

Hamilton, o vencedor: “Absolutamente este não é o jeito que eu quero vencer. Eu forcei o erro e ele saiu da pista. Nós quase colidimos, mas isso é uma corrida”.

Formula 1

@F1

HAMILTON: “That’s absolutely not the way I want to win… I forced the error and he went wide… we nearly collided, but that’s motor racing” 🇨🇦

1,684 people are talking about this

Sebastian Vettel, o segundo colocado: “As pessoas não deveriam vaiar Lewis. Eu realmente gostei da corrida e da torcida. Lewis foi um pouco mais rápido, mas nós conseguimos mantê-lo atrás. Pergunte às pessoas o que elas acham”.

Formula 1

@F1

VETTEL: “The people shouldn’t boo at Lewis… I really enjoyed the race and the crowd. Lewis was a bit faster, but we were able to keep him behind. Ask the people what they think” 🇨🇦

2,496 people are talking about this

Charles Leclerc, o terceiro colocado: “Eu estou realmente feliz com o meu desempenho. Nós fomos muito rápidos. O ritmo de corrida foi forte. Eu estou desapontado pelo time, não sei o que aconteceu (com Seb), mas a equipe merecia a vitória hoje”.

Formula 1

@F1

LECLERC: “I’m pretty happy with my performance. We were very quick. The race pace was strong. I’m disappointed for the team – I don’t know what happened (with Seb) but the team deserved a victory today” 🇨🇦

403 people are talking about this

O que você precisa saber:

– É a sétima vitória de Hamilton no Canadá na carreira, igualando Michael Schumacher, maior vencedor da prova. É, também, a primeira vez em 2019 que a Ferrari coloca seus dois pilotos no pódio;

Formula 1

@F1

RACE CLASSIFICATION

💪 Hamilton clinches his seventh win in Canada
🏆 Ferrari’s first double-podium of 2019
✌️ Renault take double points 🇨🇦

1,580 people are talking about this

– Sebastian Vettel foi eleito o piloto do dia em votação popular.

A largada

Vettel não podia esperar uma largada melhor. O alemão segurou a liderança e abriu um segundo de vantagem já na primeira volta. Hamilton foi pressionado por Leclerc, mas conseguiu se manter em segundo lugar, à frente do piloto da Ferrari e de Daniel Ricciardo, da Renault. Quem se deu mal foi Bottas, que perdeu o sexto lugar para Hulkenberg e caiu para sétimo. O único incidente foi com Alexander Albon, da STR, que perdeu o bico de seu carro ao ser fechado por Kimi Raikkonen. Um pedaço do carro foi parar dentro do cockpit de Grosjean, que precisou tirar com a mão.

Confira a largada do GP do Canadá de F1

Confira a largada do GP do Canadá de F1

Momentos-chave

1. Logo na largada, Albon ficou encurralado e perdeu o bico de seu carro. Parte dele, inclusive, foi parar no cockpit de Grosjean, que precisou retirar a peça com a mão.

“Sanduíche de Albon”: Toro Rosso fica no meio de dois carros e acaba perdendo o bico do carro

Pedaço de carro fica preso na frente de Grosjean, que precisa tirar com a mão o objeto

Pedaço de carro fica preso na frente de Grosjean, que precisa tirar com a mão o objeto

2. Nas primeiras voltas, Lando Norris passa à frente de Max Verstappen, mas leva o troco logo depois.

Noris e Verstapen se ultrapassam várias vezes

Noris e Verstapen se ultrapassam várias vezes

3. Carro de Lando Norris dá problema abertura da nona volta e inglês é o primeiro a dar adeus à prova.

Norris sofre acidente e seu carro fica pegando fogo

Norris sofre acidente e seu carro fica pegando fogo

Hamilton faz sua parada, enquanto Vettel crava melhor tempo da prova até então

Hamilton faz sua parada, enquanto Vettel crava melhor tempo da prova até então

Giovinazzi derrapa sozinho e gira na pista

Giovinazzi derrapa sozinho e gira na pista

Leclerc passa Verstapen e reassume a terceira colocação

Leclerc passa Verstapen e reassume a terceira colocação

Vettel sofre punição de cinco segundos por manobra sobre Hamilton

Vettel sofre punição de cinco segundos por manobra sobre Hamilton

13. Piloto da Ferrari reclama muito após receber notícia de punição.

Vettel termina primeiro, mas não leva caneco; Hamilton é o vitorioso do GP do Canadá

Vettel termina primeiro, mas não leva caneco; Hamilton é o vitorioso do GP do

Canadá

Globo Esporte

Compartilhe

Deixe um comentário