Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Comissão aprova relatório da MP da liberdade econômica

0

A comissão do Congresso que analisa a medida provisória da liberdade econômica aprovou nesta quinta-feira (11) o relatório do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS).

A base do texto enviado pelo governo e mantido pelo relator dispensa a exigência de alvará de funcionamento para atividades consideradas de baixo risco.

O texto também prevê que pequenas empresas e startups não precisarão de alvará para iniciarem o teste de novos produtos e serviços, desde que os itens não afetem a saúde ou a segurança pública e sanitária e não haja uso de materiais restritos.

O texto do relator segue agora para votação do plenário da Câmara dos Deputados e depois para votação pelo plenário do Senado.

Segundo o deputado Goergen, o texto foi construído em consenso e que só não passará nos plenários das duas casas se “um ET entrar na MP”.

“A gente atendeu à demanda dos deputados, construímos com o governo, está acertado com a equipe econômica, com a Receita Federal. Não há nada que ficasse passível de veto ou reação contrária do governo. É uma bela construção”, disse.

MP da liberdade econômica promete facilitar pequenos negócios
GloboNews em Pauta
MP da liberdade econômica promete facilitar pequenos negócios

MP da liberdade econômica promete facilitar pequenos negócios

Nova medida provisória

Após a aprovação na comissão, o deputado afirmou que entre os pontos que não entraram no relatório há material suficiente para que o governo edite uma segunda medida provisória da liberdade econômica.

“Eu disse para o governo que não dá para ficar em uma medida provisória, já temos material para uma segunda e o governo já sinaliza a possibilidade daquilo que não está nesse texto ser conduzido através de uma segunda MP da liberdade econômica”, afirmou.

Entre os pontos retirados do relatório está a autorização para que supermercados vendessem remédios que não precisam de prescrição médica, como aqueles para dor de cabeça e gripe. Essa possibilidade estava prevista inicialmente pelo relator, mas ele voltou atrás diante da reação de farmacêuticos e também donos de farmácias

Outros pontos aprovados

Responsabilidade solidária: retira a “responsabilidade solidária” pelas obrigações da relação de emprego de uma empresa sobre a outra quando essas fazem parte de um mesmo grupo econômico. A responsabilidade só será exigida se houver troca de valores entre agentes econômicos do mesmo grupo;

Carteira de trabalho eletrônica: o texto prevê que a carteira de trabalho será emitida pelo Ministério da Economia “preferencialmente” em meio eletrônico. Hoje, a carteira é emitida pelas agências do trabalhador, delegacias regionais do Trabalho, que eram vinculadas ao extinto Ministério do Trabalho. Segundo o texto, o documento terá como identificação única o CPF.

ESocial: o relatório aprovado prevê o fim do eSocial – plataforma de registro informações para o cumprimento de obrigações trabalhistas, tributárias e previdenciárias – e sua substituição por um novo sistema.

Registro do trabalhador: Aumenta de 2 para 5 dias o prazo que a empresa tem anotar na carteira a remuneração e a data de admissão após a admissão do funcionário.

Trabalho aos domingos: o texto libera o trabalho aos domingos e aos feriados (inclusive religiosos), desde que o funcionário tire folga em um domingo do mês. Quem trabalhar no domingo ou no feriado receberá em dobro. O empregador também pode compensar o trabalho com folga.

Agronegócio: o relatório determina que atividades do agronegócio, incluindo o transporte de alguns produtos, não terão restrições de horário e dia, por dependerem de condições climáticas.

Transporte de cargas: o relatório cria o documento eletrônico de transporte. O documento deve substituir uma série de documentos exigidos para o transporte de cargas e reduzir a burocracia para os caminhoneiros.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário