Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Aumenta número de visitas a santuário de Irmã Dulce na Bahia; canonização será em 22 dias

0

Por Mauro Anchieta, TV Globo

Obras Sociais Irmã Dulce, na Bahia, atraem cada vez mais visitantes

Obras Sociais Irmã Dulce, na Bahia, atraem cada vez mais visitantes

Faltam 22 dias pra cerimônia de canonização de Irmã Dulce. Essa proximidade fez aumentar o número de pessoas que querem ver de perto o trabalho que ela deixou.

“A gente que é católico, com uma santa da nossa Bahia, então o nosso coração fica fervoroso”, disse o representante comercial Gilvan Araújo, durante visita ao local.

As Obras Sociais Irmã Dulce formam o maior complexo hospitalar filantrópico da Bahia. São 12 mil cirurgias e mais de 2 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano, tudo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O pescador Melquíades do Val saiu de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, para se tratar de uma infecção no hospital mantido pela Osid. “Banho na hora certa, curativo certo. E não deixam os pacientes passar mal de jeito nenhum”, relatou.

Sede das Obras Sociais Irmã Dulce fica em Salvador — Foto: Divulgação/OsidSede das Obras Sociais Irmã Dulce fica em Salvador — Foto: Divulgação/Osid

Sede das Obras Sociais Irmã Dulce fica em Salvador — Foto: Divulgação/Osid

Há 70 anos, Irmã Dulce começou a receber doentes no antigo convento Santo Antônio, na capital baiana. As obras cresceram com doações de empresários, políticos e da comunidade. Ela também conseguiu o apoio de muitos voluntários. Hoje, 300 pessoas doam parte do seu tempo às obras.

Os voluntários ajudam as Obras Sociais Irmã Dulce em todas as áreas, incluindo a de acolhimento a idosos que não têm família e nem onde morar. Outros foram abandonados pelos parentes. Hoje, 70 velhinhos moram no local e são sustentados pela instituição.

A mulher do vice-presidente Hamilton Mourão visitou as instalações das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), e também o túmulo da freira, neste sábado (21). Paula Mourão, que estará com o marido na cerimônia de canonização da beata, em outubro, no Vaticano, se emocionou.

“Estejam certos de que levarei comigo o testemunho do trabalho de vocês e que vocês desenvolvem aqui, dando seguimento ao nome e ao amor de Irmã Dulce”, disse.

Canonização

irmã Dulce  — Foto:  Reprodução/Site da Osidirmã Dulce  — Foto:  Reprodução/Site da Osid

irmã Dulce — Foto: Reprodução/Site da Osid

A canonização de Irmã Dulce será a terceira mais rápida da história (27 anos após seu falecimento), atrás apenas da santificação de Madre Teresa de Calcutá (19 anos após o falecimento da religiosa) e do Papa João Paulo II (9 anos após sua morte).

Irmã Dulce teve a canonização marcada após o Vaticano reconhecer dois milagres atribuídos a ela. O primeiro foi reconhecido em outubro de 2010, quando Irmã Dulce foi beatificada. O segundo foi reconhecido em maio deste ano.

Os dois casos estão entre os três que eram analisados no Vaticano. Os relatos de milagre foram enviados pelas Obras Sociais Irmã Dulce, em 2014, após avaliação de profissionais da própria instituição, reunindo mais de 10 mil casos na sede da instituição, em Salvador.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário