Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Prédio condenado em Fortaleza tem estrutura estabilizada para iniciar processo de demolição

0

Abandonado há 7 anos pelos moradores por apresentar falhas estruturais e risco de desabamento, o Edifício Saint Patrick’s II, na área nobre de Fortaleza, teve o processo de estabilização estrutural concluído nesta sexta-feira (24). Essa etapa precede a demolição do edifício, que deverá ocorrer em fevereiro, segundo o engenheiro responsável pela ação, Rafael Lima. O prazo para a finalização, segundo o engenheiro, deve ser em torno de seis meses.

O prédio foi desocupado em 2013, pelo risco iminente de desabamento. Os processos para a demolição tiveram início dois meses após a ação ter sido deferida pela juíza Francisca da Costa, da 11ª Vara Cível de Fortaleza. O pedido de demolição tramitava na Justiça desde 2015.

Conforme o responsável técnico pela demolição, engenheiro Rafael Lima, o provável método para demolição utilizado no edifício situado na Rua Andrade Furtado será o manual, ou seja, o procedimento será feito andar por andar em cada um dos 13 pavimentos.

Justiça autorizou demolição de edifício que corre risco de desabamento — Foto: Kid Jr/SVMJustiça autorizou demolição de edifício que corre risco de desabamento — Foto: Kid Jr/SVM

Justiça autorizou demolição de edifício que corre risco de desabamento — Foto: Kid Jr/SVM

“O método ainda está sendo definido junto aos proprietários, mas a solução mais plausível é a manual mesmo. Hoje finalizamos a primeira etapa. Colocamos reforço nas colunas para demolir o prédio de forma segura”, diz.

Rafael afirma ainda que a metodologia manual é a de menor impacto para a vizinhança. “Todos os métodos terão impacto, mas esse é o de menor. Em termos de poeira e poluição sonora, é como se fosse uma obra comum para a vizinhança”, afirma. O prédio ainda será cercado de telas e terá bandejas de proteção no primeiro andar, como medidas de segurança.

Demolição por andar

Com a primeira fase finalizada, a segunda etapa já é a demolição, prevista para fevereiro. “O prédio já está 99,99% estável, ou seja, não corre mais riscos de cair. Com isso, iniciaremos a segunda fase com a demolição das paredes internas, o que já alivia o peso na estrutura. Depois, já demolimos andar por andar”, revela.

Os responsáveis pelo financiamento do processo de demolição e pela seguinte retiradas de entulhos do edifício são os proprietários dos 20 apartamentos.

Em outubro de 2019, com o desabamento do Edifício Andrea, moradores e síndicos de prédios circunvizinhos ao Edifício Saint Patrick’s II fizeram várias reuniões pedindo pela demolição imediata do prédio.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário