Ao menos metade dos 6 estádios da Copa do Mundo de 2014 tem suspeitas de irregularidades. Em 4 deles, os delatores da Odebrecht dizem que construtoras combinaram valores para licitação. No Maracanã, executivos citam pedidos do ex-governador Sérgio Cabral em troca de propina. Um inquérito sobre a Arena Corinthians está sob sigilo no STF.
Porto em Cuba
Emílio Odebrecht, dono do grupo Odebrecht, disse não ter “dúvida” de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atuou para que o BNDES financiasse as obras de construção do porto de Mariel, em Cuba. A obra custou quase US$ 1 bilhão e foi 80% financiada pelo governo brasileiro. Em nota, o Instituto Lula declarou que mesmo que o relato seja verdadeiro, “não existe nenhum ato ilegal do ex-presidente”.
O que mudou?
O G1 compilou e comparou o que Marcelo Odebrecht falou antes e depois de assinar a delação premiada. O discurso mudou muito. Antes de fechar acordo, o empresário negava irregularidades e chamava acusações de “absurdas”. Agora seus relatos colocam boa parte dos protagonistas da política brasileira sob suspeita.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2017/04/14/odebrecht_delacao_selo.jpg)
(Foto: Reprodução/GloboNews)
Top 10 da propina
O ex-executivo Benedicto Barbosa da Silva Junior, mais conhecido como “BJ”, detalha pagamentos que somam R$ 246 milhões entre 2008 e 2014 para 179 políticos via Caixa 2 – isso só da área de infraestrutura da Odebrecht no Brasil. O ex-governador do Rio Sérgio Cabral e o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, lideram o “ranking”.
Rir para não chorar
Você sabe qual é o político do apelido na planilha? Sabe quem é o Santo? Faça o quiz
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2017/02/26/sao_jose.jpg)
Imagem de São José (Foto: Reprodução/Rede Amazônica no Amapá)
Troca de provocações
A tensão entre os Estados Unidos e Coreia do Norte não diminui. Após os norte-americanos mandarem um grupo de porta-aviões em direção à costa norte-coreana, Pyongyang diz que “devastará impiedosamente” Washington caso seja alvo de uma agressão. O chanceler chinês pediu o fim das provocações entre os dois países antes que seja tarde.
O Ministério da Defesa norte-americano anunciou que o ataque com o artefato não-nuclear mais poderoso existente matou 36 integrantes do Estado Islâmico. Meios de comunicação russos disseram que se os EUA contam com “a mãe de todas as bombas”, Moscou tem à disposição “o pai de todas as bombas”, um artefato que seria 4 vezes mais potente que a norte-americana GBU-43.
Vírus respiratório
Casos graves de complicações respiratórias em crianças cresceram nas últimas semanas em hospitais privados de São Paulo. O vírus conhecido como VCR é responsável pela maior parte dos casos de bronquiolite (infecção nos pulmões) em menores de 2 anos. Veja abaixo alguns sintomas e leia aqui mais detalhes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/z/0/9ao2ehTAO6lQbvAgZhNg/vsr.jpg)
Vírus VSR (Foto: TV Globo/Reprodução)
Tiros no batalhão
Um PM do Rio se descontrolou e efetuou disparos dentro de um batalhão que destruíram vidros da unidade. Não foi informado se houve feridos nem detalhes do que levou o policial a esse ato. Ele foi encaminhado para avaliação psiquiátrica.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/s/D/BrmQ86RD61M0PIHPD6SA/pm.jpg)
Disparo atingiu porta de vidro da sala do comandante (Foto: Enviado por WhatsApp)
‘Os últimos Jedi’
Foi divulgado o esperado primeiro teaser de “Star Wars: Os últimos Jedi”, novo capítulo da série. Com pouco mais de dois minutos, o vídeo revela o primeiro encontro entre Luke Skywalker (Mark Hamill) e Rey (Daisy Ridley), no qual a jovem discípula aprende a usar a Força na mesma ilha onde “O despertar da Força” terminou. Assista abaixo e veja mais detalhes.
‘Star Wars: Os últimos Jedi’ ganha primeiro teaser
Como se faz um ovo de Páscoa?
É o que mostra a reportagem do G1, que acompanhou a linha de produção de uma fábrica de chocolate. Para você ter uma ideia, a produção envolve mais de mil funcionários e começa já em novembro!
Os bastidores de uma fábrica de chocolate na Páscoa; G1 mostra linha de produção de ovos
Memória infalível
Quer lembrar o nome das pessoas? Gente que você conhece no trabalho? Numa festa? Um especialista no assunto diz que tem uma técnica eficiente e que recordar nomes e outras informações traz confiança, foco e mais eficiência no trabalho. Veja mais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/1/P/Me6mJ8RYOBAfrrXKvKpQ/bbc.jpg)
Mark Channon conheceu uma técnica de memorização em um bar e hoje vive de palestras sobre o assunto (Foto: Divulgação)