Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

A melhor idade para se exercitar

0

Sem contraindicações e à vontade. O exercício físico é, para a maioria das pessoas, uma injeção de ânimo e saúde. E quando envolve idosos, é melhor ainda. Ao contrário do que se imagina, pessoas acima dos 65 anos devem sim praticar atividades que envolvam corpo e mente. Quanto mais tempo de vida for dedicado aos exercícios, mais qualidade se ganha.

“O idoso que pratica exercícios melhora o equilíbrio postural, tem ganho no circulação sanguínea e aumento de força e tônus musculares, diminuindo significativamente as de sofrer com possíveis doenças ósseas”, explica o fisioterapeuta Rafael Vieira.

Variedade
Não existe atividade física específica para esse público. “O que define é o nível físico em que o idoso se encontra: se ele(a) for mais ativo(a), pode fazer qualquer atividade, desde de que antes tenha passado por um avaliação médica adequada para realizar exames cardíacos dentre outros exames específicos; se for alguém sedentário(a), o recomendado é que inicie com atividades mais suaves podendo até ser movimentos dentro de casa como alongar-se diariamente”, esclarece Rafael.

Exercícios que envolvam a integração podem promover o desenvolvimento social, aumentando ciclos de amizade e relações interpessoais. Uma dessas opções são academias. “Através de exercícios específicos, pode ajudar no ganho de força, equilíbrio, agilidade e evitar possíveis dores ocasionadas por uma fraqueza muscular”, exemplifica o fisioterapeuta. Atividades ao ar livre também são atrativos, incluindo caminhadas em grupo.

Além do fator físico, deve-se levar em conta a vontade do idoso. Afinal, a ação no ato físico envolve consciência corporal e prazer na execução dos movimentos.

SAIBA MAIS
Entre os exercícios indicados para os idosos, destacam-se:

> Musculação: diminui dores causadas pela artrose nos joelhos, ajuda no tratamento contra osteoporose e insuficiência cardíaca, auxilia na flexibilidade e nas atividades diárias, fortalece a musculatura (perdida após os 50 anos).

> Dança: Facilita a interação social, minimiza a depressão e a pressão alta. O balanço rítmico dos corpos geram sentimentos positivos de carinho, paz e amizade.

> Pilates: aumenta a força, a flexibilidade e o controle muscular, melhora a capacidade respiratória, corrige a postura, fortalece os músculos, previne lesões, aumenta a autoestima e diminui as dores musculares.

Hidroginástica: atividade de pouco impacto, traz benefícios para os sistemas cardiorrespiratório e cardiovascular, diminuindo a gordura corporal. Positiva também para autoestima, melhora a insônia, a coordenação motora e a força muscular.

cnews

Compartilhe

Deixe um comentário