Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Ação de ‘Os Gêmeos’ distribui 20 mil máscaras em comunidades do Ceará

0


CUFA entrega 20 mil máscaras para 80 comunidades do Ceará

CUFA entrega 20 mil máscaras para 80 comunidades do Ceará

Moradoras de 80 comunidades de Fortaleza vão receber máscaras personalizadas pelos irmãos grafiteiros Gustavo e Otávio Pandolfo, conhecidos artisticamente como “Os Gêmeos”. Eles enviaram 20,4 mil peças para distribuição em comunidades do Ceará, adquiridas no projeto “Máscara para Proteção – Unidos Contra Covid-19”. Na manhã deste sábado (8), parte do material foi distribuído pela Central Única das Favelas (Cufa), no Bairro Barroso.

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta semana aplicação de multa de R$ 100 para pessoas que não usarem máscara durante a pandemia de Covid-19. O valor sobe para R$ 300 em caso de reincidência.

A iniciativa de arrecadação das máscaras foi criada pelos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo, artistas do grafite brasileiro que assinam diversos trabalhos, inclusive em instalações internacionais. A logística de distribuição das peças no Ceará é realizada pela Cufa.

Ação distribui 20 mil máscaras com arte de Os Gêmeos na periferia de Fortaleza — Foto: Wânyffer Monteiro/SVM

Ação distribui 20 mil máscaras com arte de Os Gêmeos na periferia de Fortaleza — Foto: Wânyffer Monteiro/SVM

A ONG fez um cadastro nas comunidades para distribuição das máscaras. As peças estão sendo entregues, inicialmente, para mulheres. Preto Zezé, presidente da Cufa, explica que o movimento vem em momento importante para que as comunidades possam ter informação sobre os riscos de não usar máscaras.

“Hoje, a informação está definindo a vida e a morte das pessoas. Quando se tem informação as pessoas podem se proteger e terem prevenção. A solidariedade junto com arte e informação podem ser mais contagiosas que o vírus.”

Máscaras foram entregues por representantes da Cufa em bairos de Fortaleza — Foto: Wânyffer Monteiro/SVM

Máscaras foram entregues por representantes da Cufa em bairos de Fortaleza — Foto: Wânyffer Monteiro/SVM

Parte das peças também será distribuída nas cidades de Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral. A ação dos grafiteiros de São Paulo irá distribuir 100 mil máscaras gratuitamente para pessoas em situação de vulnerabilidade social no país. A primeira parte do projeto aconteceu no Norte do Brasil, com a distribuição de máscaras para comunidades carentes e comunidades indígenas.

As máscaras foram produzidas, embaladas com a ajuda de uma grande empresa da indústria têxtil Rosset, parceira no projeto junto com os irmãos.

Ceará perto de somar 190 mil casos da Covid-19

Projeto de lei estipula multa de até 285 reais para quem não usar máscara no Ceará

Projeto de lei estipula multa de até 285 reais para quem não usar máscara no Ceará

O Ceará alcançou a marca de 7.949 mortes confirmadas pela Covid-19 e 187.996 casos positivos da doença, segundo dados da plataforma IntegraSUS, atualizada pela Secretaria Estadual de Saúde às 9h11 deste sábado (8). O número de pessoas recuperadas da enfermidade é de 159.368.

A capital cearense, epicentro da pandemia no estado, chegou a 3.734 mortes. Fortaleza já contabiliza 43.864 casos da doença. Há oito semanas, a cidade tem redução de mortes e de casos.

O município está na fase 4 do plano de retomada da economia, mas bares, cinemas, shows e aulas presenciais não voltaram. Salões, restaurantes, barracas de praia, comércio e shoppings já retornaram mas com protocolos sanitários especiais e horários reduzidos.

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1/CE

Compartilhe

Deixe um comentário