Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Acordo deve triplicar exportações de automóveis para a Colômbia

0

Nos próximos três anos, o Brasil pretende triplicar as exportações de automóveis para a Colômbia. As vendas, que atualmente somam 17,5 mil unidades por ano, devem chegar a 50 mil.

As informações sobre o acordo entre os dois países são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e foram divulgadas nesta terça-feira (11). O ministro Marcos Pereira, que comanda a pasta, finalizou as tratativas do acordo durante com a Colômbia agenda de trabalho em Buenos Aires na semana passada.

Em Buenos Aires, o ministro participou do Fórum Econômico Mundial da América Latina 2017 e se reuniu com autoridades de vários países, entre eles, a ministra do Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, Maria Claudia Lacouture. Neste encontro, eles finalizaram as negociações para aumentar a venda de automóveis para a Colômbia.

“É uma medida importante, de grande interesse das montadoras instaladas no Brasil, mas sobretudo um passo a mais na direção da integração regional, com diversas possibilidades comerciais entre nossos países. É uma grande vitória para ambos”, afirmou Marcos Pereira.

Cotas para venda de automóveis

O acordo com a Colômbia define cotas para que os países possam exportar automóveis, vans e veículos comerciais leves com alíquota zero – até então, as exportações estavam sujeitas ao recolhimento do Imposto de Importação de 16%.

O acordo determina que a Colômbia possa exportar as mesmas quantidades para o Brasil sem recolher impostos. A expectativa é de que os colombianos devam iniciar as vendas para o Brasil em aproximadamente um ano e meio.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

Compartilhe

Deixe um comentário