Ouvir Rádio: Rádio Senado / Universitária FM 107.9 Fale Conosco

Alvaro Dias abre série “Encontro com os presidenciáveis”

0

O Congresso em Foco começa, nesta quinta-feira (12), às 10h30, a série “Encontro com os presidenciáveis”, e o primeiro entrevistado será o senador paranaense Alvaro Dias, pré-candidato pelo Podemos. A entrevista será transmitida ao vivo pelo nosso perfil no Twitter, @congemfoco, por meio do qual você pode enviar perguntas que serão feitas ao senador. Use as hashtags #alvarodias #encontrocompresidenciaveis.

Esse novo espaço foi aberto pelo site para que o eleitor conheça melhor as propostas de cada candidato e possa, também, questioná-lo sobre suas principais propostas para o país. Os demais candidatos também serão entrevistados pelo Congresso em Foco. Antes da abertura da série, entrevistamos, em março, o pré-candidato Guilherme Boulos, do Psol, também em transmissão ao vivo pelo Twitter.

Paulista de Quatá (SP), 74 anos, Alvaro Dias é formado em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e iniciou sua carreira política em 1968, quando foi eleito vereador pelo MDB em Londrina (PR).

Em 1970, ele foi eleito deputado estadual, na eleição seguinte, elegeu-se deputado federal. Foi reeleito em 1978. Assumiu como senador em 1983 e foi escolhido vice-líder do PMDB no Paraná. Durante o mandato, colaborou na organização do primeiro comício das campanhas das Diretas Já em Curitiba, inaugurando o ciclo de grandes mobilizações no Paraná.

Em 1987, venceu as eleições para governador em seu estado. Alvaro chegou a ser pré-candidato à Presidência, na convenção que escolheu Ulysses Guimarães como o nome na disputa da primeira eleição presidencial após a ditadura militar, em 1989.

Alvaro Dias deixou o PMDB após completar a gestão como governador. Disputou a reeleição, em 1994, filiado ao PP, mas acabou derrotado pelo pedetista Jaimer Lerner. Em 1998, voltou ao Senado. Passou pelo PDT e pelo PSDB, inclusive pela liderança das respectivas bancadas. Em julho do ano passado trocou o Partido Verde (PV) pelo Podemos.

Dias também presidiu a CPI do Futebol e integrou as CPIs dos Bingos e dos Correios. Com discurso voltado para o combate à corrupção, foi escolhido duas vezes o melhor senador, na votação da internet, no Prêmio Congresso em Foco. Nas eleições de 2014, ele foi considerado o senador mais bem votado do país com 77% dos votos válido do estado do Paraná.

Nas redes sociais, Alvaro Dias está entre os três primeiros candidatos em número de curtidas diárias no Facebook com auge de 96.993, ficando atrás de Lula (373.109) e Bolsonaro (131.410). Ele é o primeiro em quantidade de vídeos divulgados no YouTube com uma média de três por dia, seguido de Bolsonaro com a média de 1,14. É o segundo em visualizações com o pico de 2.690, segundo dados da última semana do monitor virtual Torabit.

Para saber mais sobre o pré-candidato Alvaro Dias, acompanhe a entrevista ao vivo, nesta quinta-feira (12), no Twitter do Congresso em Foco (@congemfoco).

“Bolsonaro é uma farsa e é bandido”, diz Boulos em entrevista ao Congresso em Foco

Compartilhe

Deixe um comentário